É fácil clonar um WhatsApp?

Perguntado por: usilveira . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

O app de mensagens é muito usado em golpes financeiros, extorsão, tentativas de phishing e mais uma infinidade de fraudes. Contudo, não é possível exatamente clonar uma conta no WhatsApp, ou seja, usar o aplicativo em dois celulares ao mesmo tempo.

Abra aplicativo e veja se as suas conversas aparecem normalmente. Caso o telefone exiba uma mensagem de que não foi possível verificar o seu telefone, é sinal de alerta de que sua conta foi roubada.

Lembre-se de que o WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta e suas mensagens são armazenadas em seu aparelho. Se alguma pessoa acessar sua conta de outro aparelho, ela não poderá ler suas conversas.

Aviso de conta clonada do WhatsApp
Então, se alguém conseguiu acesso e autenticou a sua conta em outro aparelho, você deve receber um aviso de que o seu número está sendo usado em outro lugar. Ou seja, alguém tentou registrar o mesmo número que você ainda usa. A mensagem pede para você verificar seu aparelho.

Como saber se o meu celular foi clonado ou hackeado?

  1. Seu celular está sem sinal. ...
  2. Sua operadora notificou uma portabilidade não solicitada. ...
  3. Seu celular está mais lento ou “estranho” ...
  4. O rastreador indica outra localização. ...
  5. Consumo anormal da linha telefônica.

Um WhatsApp é clonado quando um cibercriminoso toma posse da conta da vítima sem ela ter conhecimento. Os golpistas ganham acesso à conta real do usuário no mensageiro em outro celular, e conseguem receber e enviar mensagens aos contatos pelo WhatsApp da vítima.

Veja se a versão web do seu WhatsApp está frequentemente ativa. É muito provável que outra pessoa esteja espionado ou usando seu WhatsApp. Faça login com sua conta de WhatsApp Web, e acesse "Configurações" > “WhatsApp Web”, veja a lista de aparelhos com sessões ativos.

No Android, clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela inicial do WhatsApp. Em seguida, selecione “Configurações”. Selecione "Conta" e, na sequência, escolha a opção “Confirmação em duas etapas” e aperte “Ativar” para inserir uma senha. O WhatsApp também oferece a proteção biométrica.

Como evitar que seu celular seja clonado

  1. Atualize a senha do celular constantemente. ...
  2. Não clique em links suspeitos. ...
  3. Ative a verificação em duas etapas. ...
  4. Evite usar Wi-Fi público. ...
  5. Não compartilhe informações pessoais. ...
  6. Não conceda acesso ao celular em computadores compartilhados.

No Android:

  1. Abra o app e clique nos três pontinhos no canto superior da tela;
  2. Selecione a opção "WhatsApp Web";
  3. Veja os itens que estão conectados e, caso não reconheça algum, desconecte-o.

Existe código para saber se meu celular foi clonado? Alguns vídeos na internet sugerem o uso do código *#21# ou ##002# para saber se o celular está clonado, mas a informação não procede. Ou seja, não são códigos para saber se o celular foi clonado.

  1. Abra uma conversa individual ou em grupo.
  2. Toque no ícone de câmera.
  3. Selecione a imagem do código QR que deseja escanear.
  4. Toque em Adicionar aos contatos.

Entretanto, pessoas criminosas podem usar recursos tecnológicos para clonar o IMEI. Dessa forma, dois aparelhos passam a ter o mesmo código, impossibilitando a identificação exata pela operadora. Assim, as ligações e mensagens feitas com o celular clonado são debitadas dos créditos ou conta da linha que sofreu o golpe.

Em resumo, sim. Nos dispositivos com sistema Android, há uma brecha de segurança recentemente descoberta que permite que o aplicativo da câmera seja invadido e usado para espionar a vítima.

Para que servem os códigos *#21# e ##002#
Esses números são usados para verificar algumas informações da operadora, contratar serviços ou checar dados do dispositivo (como saber o número IMEI).

*#62# Já esse é um código para descobrir o destino das informações quando alguém não consegue entrar em contato com você.