É bom comer banana na gravidez?

Perguntado por: imartins5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

A banana apresenta folato, que protege o feto de problemas no tubo neural. Além disso, a fruta é constituída de vitaminas C e B6, bem como minerais potássio e magnésio. No caso da vitamina B6, ela regula os níveis de sódio no organismo e alivia a náusea e os enjoos.

6 – Banana
E tem mais! Uma unidade por dia pode garantir um dose extra de tranquilidade para as mamães. “A fruta tem triptofano, um aminoácido que ajuda da formação da serotonina, hormônio que proporciona bem estar”, orienta a nutricionista.

São boas fontes dessa vitamina as frutas laranja, goiaba, acerola, morango, caju, manga e mamão, e vegetais como couve-flor. Uma boa dica é tomar suco de frutas cítricas ou comer a própria fruta durante as refeições principais. Outra boa ideia é substituir o vinagre pelo suco de limão no tempero de saladas.

Melhores frutas para as grávidas: Banana
É uma das frutas mais completas para as gestante. Dessa maneira, as vitaminas mais abundantes em sua composição são a vitamina A e a C.

O consumo de todas as frutas não só é permitido, mas também recomendado como parte de uma alimentação balanceada. Porém, por ser uma fruta mais ácida, algumas pessoas podem sentir incômodos, como azia ou refluxo, ao comer abacaxi. A dica é prestar atenção a como seu organismo reage.

Portanto, dê preferência para as carnes magras, aveias, castanhas, frutas, legumes, leite desnatado e feijão! Procure manter uma alimentação o mais livre de gorduras e açúcares possível.

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli explica que o apetite exacerbado é comum no primeiro trimestre da gravidez, principalmente devido às mudanças hormonais, mas é preciso tomar alguns cuidados.

O leite, o iogurte, o chá e o café com leite e o queijo sobre as torradas ajudarão a corrigir o déficit de cálcio nos seus ossos, utilizado principalmente à noite.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

Promove a boa saúde da mãe
O ômega 3 presente nos ovos é importante não somente para o bebê, mas também para a mãe. O consumo desse nutriente está relacionado à redução dos riscos de depressão pós-parto. Outro nutriente presente no alimento e que beneficia a gestante é a vitamina D.

Quando você está grávida, o ferro é especialmente importante para proteger contra a anemia e a fadiga. O ferro heme, tipo especial de ferro e de absorção mais fácil, pode ser encontrado em carnes vermelhas, peixes e aves. Essas carnes também são excelentes fontes de proteína, assim como os ovos.

Vegetais – brócolis, cenoura, vagem, tomate, couve-flor ou beterraba: 3 a 5 porções por dia. Frutas – laranja, banana, pêra, mamão, melão, melancia, uva, manga ou maçã: 2 a 4 porções por dia.