Como votar nas eleições wiki?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

O voto é feito através de boletim de voto, e nele o eleitor pode escolher entre uma das opções candidatas, ou não preencher a cédula de papel, o que caracteriza o voto em branco.

O Código Eleitoral brasileiro determina que o sistema proporcional utilizado é um sistema de lista aberta, onde os votos são nominais aos candidatos e as listas partidárias são compostas pelos membros mais votados de cada partido.

Votação, totalização do votos e resultados são as fases mais conhecidas do processo eleitoral, mas é importante considerar todo o processo para que se possa exercer de forma consciente o direito do voto.

A Portaria do TSE nº 1.006/2022 determina os dias para a realização de novas eleições neste ano. As primeiras estão marcadas para o dia 5 de fevereiro.

O eleitor irá escolher cinco nomes, na seguinte ordem:
Deputado estadual (ou distrital, no caso dos eleitores do Distrito Federal) – cinco dígitos; Senador – três dígitos; Governador – dois dígitos; Presidente – também dois dígitos.

O voto direto é aquele em que a população vota diretamente no candidato que deseja que a represente. Para ficar mais claro, vamos pegar como exemplo a eleição para presidente no Brasil. A população vota diretamente nos candidatos e quem obtiver mais votos será o representante do povo.

Não tendo sido atingida a votação suficiente por nenhum dos candidatos, haverá a necessidade de segundo turno, oportunidade na qual concorrerão apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno da eleição, considerando-se eleito aquele que conseguir a maioria dos votos válidos em segundo escrutínio.

Mas você sabe quem pode votar? Antes de chegar o dia da votação, confira quem está apto a participar do pleito, que irá eleger o presidente da República, governadores dos estados e do Distrito Federal, dois senadores por estado, deputados federais e deputados estaduais/distritais.

Caso queira votar apenas na legenda, basta digitar o número do partido e, então, apertar “Confirma”. A novidade é o aparecimento de uma tela, onde se lerá: “VOTO NA LEGENDA” e, caso seja esse o desejo do eleitor, ele deve pressionar “Confirma” mais uma vez. O mesmo acontece com a escolha do deputado estadual.

Nas eleições 2022 para presidente, governador e prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores, a Constituição Federal prevê a possibilidade de segundo turno para determinar um vencedor na disputa ao Executivo. Não existe previsão de terceiro turno, segundo a lei. LEIA MAIS: Não votei no primeiro turno.

Para se eleger no primeiro turno, o candidato ou candidata precisa receber mais de 50% dos votos válidos. Um único voto a mais que a metade de todos é o suficiente para um candidato ser declarado vencedor. Para calcular o número de votos válidos, é necessário excluir os votos brancos e nulos.

27. Em 2022, os 26 estados e o Distrito Federal elegem apenas um senador por unidade federativa. O Senado Federal é composto por 81 parlamentares; nas eleições de 2026, cada unidade federativa elegerá dois senadores.

O próximo pleito será em outubro de 2024. As datas exatas ainda não foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza a simulação do voto na urna eletrônica. Para escolher o voto de legenda, basta digitar os dois números do partido fictício na urna e confirmar. O eleitor também pode treinar a sequência de votação que será adotada no pleito.