Como viver em comunidade na Igreja?

Perguntado por: lcapelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Como cultivar a vida fraterna na comunidade paroquial

  1. Otimize as reuniões com momentos de partilha. ...
  2. Celebrar os momentos da vida dos agentes de pastoral. ...
  3. Promova momentos de intercessão pela vida fraterna na comunidade paroquial. ...
  4. Estimule o acompanhamento pessoal e a direção espiritual. ...
  5. Forme as lideranças.

Compartilhar a nacionalidade ou idioma com um grande grupo de pessoas já pode ser considerado como fazer parte de uma comunidade. Podemos pensar também em comunidades globais, como os mochileiros que se encontram por aí e já sentem identificação imediata uns com os outros.

As comunidades podem se constituir situações e realidades: pastorais específicas, grupos, por exemplo, de oração ou de leitura orante da Bíblia que se reúnem em edifícios, em condomínios, nos bairros, ou espaços semelhantes; grupos de jovens, grupos de convivência, grupos de estudos das coisas da fé!

O contato frequente da comunidade com a Palavra de Deus, que contém uma verdadeira sabedoria divina, pode iluminar muito a vida das pessoas e as motivar a uma convivência sadia, de segurança, de paz e de vida saudável.

A Igreja ajuda as comunidades a construir poços e outros sistemas de água para proporcionar acesso à água potável. A Igreja também ajuda as comunidades a estabelecer comitês locais de água e fornece treinamento em higiene para as famílias. A comunidade doa a mão de obra e os materiais.

Uma comunidade é formada por pessoas com afinidade entre si, sob a mesma influência cultural e histórica, e geograficamente convivendo no mesmo território. Pode variar de tamanho, seja pelo número de pessoas ou pelo espaço, de acordo com essas características.

Antes de tudo você precisa saber que uma comunidade é formada por um conjunto de pessoas, grupos, clientes, membros de uma marca ou voluntários. E que os interesses em comum são apenas a base para a sua existência. Sem a comunidade os membros não podem atingir seus objetivos.

Comunidade é um agrupamento de pessoas que vivem dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unidas por interesses comuns e que participam das condições gerais de vida.

Também é um lugar seguro onde as pessoas podem viver suas crenças. Por meio da Igreja, trilhamos o caminho da imortalidade e da vida eterna no qual poderemos viver com o Pai Celestial e nossa família para sempre. Por intermédio da Igreja, recebemos ordenanças, fazemos convênios e nossa família é selada para sempre.

Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.

Viver em comunidade significa mais do que apenas compartilhar uma casa, um bairro ou uma aldeia. Viver com outras pessoas significa tocar-se em um nível profundo.