Como vai ser a primavera?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

Previsão para a primavera inclui temperaturas acima da média na maior parte do país, exceto no Sul, onde pode haver mais chuva. As regiões Centro-Oeste, Norte e oeste do Nordeste podem ter as maiores diferenças de temperatura, até 1,5°C acima do normal.

É na primavera de 2023 que o Brasil vai sentir mais fortemente os efeitos do fenômeno El Niño e o aumento da chuva na Região Sul vai chamar a atenção.

Essa estação é caracterizada por apresentar dias com temperaturas amenas, além disso, em algumas regiões, também ocorre a floração de diversas plantas. A primavera inicia-se logo após o inverno e encerra-se dando início à estação do verão.

Sol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado com chuva. À noite o tempo fica firme.

Para a maior parte das regiões brasileiras, a primavera costuma ser marcada pelo aumento gradativo de calor. Assim, embora nem sempre aconteça dessa forma, inicialmente com uma temperatura amena, o calor vai aumentando ao longo da primavera para receber o verão.

Não chove. Não há probabilid. Sol com algumas nuvens.

O inverno no hemisfério sul começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro em 2023. A estação se caracteriza pela mudança na direção dos raios solares, que deixam de incidir diretamente no nosso hemisfério, causando queda nas temperaturas.

Segundo o mais recente comunicado do renomado especialista da Climaterra, Ronaldo Coutinho, datado de quarta-feira, 9 de agosto, a transição da primavera de 2023 para o verão de 2024 traz consigo a preocupante perspectiva de chuvas mais frequentes e volumosas e risco maior de tempo severo no Sul do Brasil.

El Niño representa o aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. A palavra El Niño é derivada do espanhol, e refere-se a presença de águas quentes que todos os anos aparecem na costa norte de Peru na época de Natal.

Ao contrário do verão, em períodos como o inverno e primavera, o mar fica mais quente. Durante a alta temporada, as águas passam por um fenômeno chamado ressurgência, fazendo com que as águas geladas das profundezas cheguem à orla, as tornando mais frias.