Como vai ser a primavera de 2023?

Perguntado por: uvieira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 18 votos

A primavera tem por característica temperaturas mais amenas e agradáveis. Publicado em 21 de julho de 2023 às, 17h20.

a primavera deve começar com chuvas Acima da Média para grande parte do centro-oeste Sudoeste e sul Mas. até o mês de novembro essas. anomalias positivas vão ficar confinadas aqui na região sul e parte aqui do Estado de São Paulo e. no sul do Mato Grosso do sul.

Normalmente com a chegada dessa estação, as chuvas começam a intensificar-se na maior parte do país, tornando então as temperaturas mais amenas e aumentando a umidade do ar, que, no inverno (estação anterior à primavera), encontra-se bastante reduzida.

Publicado em 26/06/2023 16h30 . Última modificação 27/06/2023 08h40 . O inverno no Hemisfério Sul começa no dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina no dia 23 de setembro, às 3h50 (horário de Brasília).

Primavera no Brasil
Para a maior parte das regiões brasileiras, a primavera costuma ser marcada pelo aumento gradativo de calor. Assim, embora nem sempre aconteça dessa forma, inicialmente com uma temperatura amena, o calor vai aumentando ao longo da primavera para receber o verão.

Sua última análise atribui “uma chance bastante alta – acima de 80% neste momento – de que 2023 seja o ano mais quente já registrado”, disse Zeke Hausfather, cientista climático da Berkeley Earth. Os pesquisadores finalizarão as classificações anuais de temperatura em janeiro.

Se a previsão se confirmar a tendência é que a primavera de 2023 seja marcada por excesso de chuva em algumas áreas do Brasil e com mais ocorrências de tempestades.

Previsão para a primavera inclui temperaturas acima da média na maior parte do país, exceto no Sul, onde pode haver mais chuva. As regiões Centro-Oeste, Norte e oeste do Nordeste podem ter as maiores diferenças de temperatura, até 1,5°C acima do normal.

Não chove. Não há probabilid. Sol com algumas nuvens.

Sol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado com chuva. À noite o tempo fica firme.

Verão brasileiro pode ter 'graus a mais'
Mas, em 2023, o país será afetado pelo fenômeno climático El Niño, que contribui para uma primavera e verão com temperaturas em torno ou acima da média, favorecendo períodos prolongados de calor mais intenso.