Como usar vinagre de maça no cabelo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Como utilizar: Depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor ou igual a do condicionar. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.

Ao ser diluído com água, o vinagre de maçã desempenhará o mesmo papel que seria cumprido pelo condicionador, que é diminuir o frizz e auxiliar no fechamento das cutículas. Aqui, basta diluir uma porção de vinagre para dez de água e aplicar nos cabelos durante o enxágue final.

Lavar os cabelos com vinagre não é um bom caminho e ele não fará esta função. O nosso couro cabeludo possui uma microbiota específica e o vinagre de maçã com seu pH ácido pode desregular esta microbiota, ocasionando caspas, dermatites e até queimaduras.

Adicione 3 colheres de sopa de vinagre de maçã, 6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem e 4 colheres de sopa da sua máscara de hidratação preferida. Aplique essa mistura nos cabelos lavados e coloque a touca térmica. Deixe agir durante 45 minutos e enxague, condicionando como de costume.

Uma dose de vinagre de maçã ajuda não apenas a clarear o cabelo, mas também elimina a oleosidade do couro cabeludo e o acúmulo de resíduos. Além disso, o vinagre de maçã ajuda a equilibrar o pH, desembaraçar e tonificar os fios, promovendo o crescimento saudável.

Agora, se a ideia é, por exemplo, retirar o esverdeado do cabelo loiro, o vinagre de maçã também pode te ajudar! Basta lavar os cabelos com um shampoo antirresíduos, misturar 4 colheres de sopa de vinagre em 300ml de água e aplicar nos fios. Em 20 minutos os resultados já começam a aparecer.

Mas lembre-se, evite fazer a acidificação com vinagre de maçã com muita frequência para evitar problemas de baixa porosidade. O ideal é apostar nesse tratamento uma vez por semana, para cabelos danificados, e a cada 15 dias para fios saudáveis.

Além de dar brilho, o vinagre de maçã combate a oleosidade e a queda, reduz o frizz e fecha as cutículas dos fios. Além de utilizar o vinagre de maçã na cozinha, também existem formas de trazer muitos benéficios para os seus cabelos. O vinagre de maçã tem um Ph muito parecido ao da nossa pele e cabelos.

Posso usar qualquer tipo de vinagre no cabelo? Os vinagres usados na cozinha da sua casa não são a melhor opção para os fios. O ideal é optar por um produto que contenha o vinagre especificamente desenvolvido para ser usado no cabelo, que respeite o pH dos fios.

Se for usado em excesso, o vinagre também pode ressecar o cabelo. Isso porque ele é um ácido e, assim como todos os outros, ele desidrata.

Lavar o cabelo com suco de tomate, pode ajudar a equilibrar o PH, enquanto limpa o que ajudará a neutralizar o odor químico.

Para cabelos ressecados, vale investir em máscaras de tratamento enriquecidas com colágeno, ceramidas e proteínas, que repõem a massa capilar dos fios e ainda deixam os fios mais controlados. A melhor máscara de hidratação para cabelos ressecados é a Máscara Vizcaya de Tratamento Force Restore.

Não é recomendado usar o vinagre de maçã puro nos cabelos porque, em contato com o cabelo, a acidificação não é compatível com o pH dos fios se não for diluído em água.