Como usar o dominó na matemática?

Perguntado por: tpeixoto . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Como Jogar:

  1. Escolher a ordem dos jogadores e dividir igualmente as peças.
  2. O primeiro jogador deve colocar uma mesa na mesa.
  3. O segundo jogador deve colocar o resultado da operação matemática. ...
  4. Caso o jogador não tenha a peça, ele pesca, se não tiver peça. ...
  5. Vence quem conseguir encaixar todas as peças primeiro.

O domino matemático consiste fundamentalmente como um domino comum, porem no lugar dos números tradicionais de 0 a 6 existe as operações matemáticas entre números juntamente com um número que é a resposta de outra operação, cada numero é uma resposta de uma operação matemática.

Orientação: Organizar a sala em grupos. Distribuir um jogo de dominó (28 peças) para cada grupo de alunos. Esclarecer e recordar que os números grandes são os quocientes e as operações são compostas pelo dividendo e divisor. O professor deve circular entre os grupos para realizar as intervenções necessárias.

O objetivo do jogo é colocar todas as suas pedras na mesa antes dos adversários e marcar pontos. O jogador que ganha uma rodada, marca pontos segundo as pedras que foram colocadas pelos seus adversários. A partida terminará quando um jogador ou dupla alcançar a quantidade de pontos indicada nas opções de mesa.

Objetivo: - Trabalhar os conceitos de adição e realizar operações matemáticas; - Desenvolver o raciocínio lógico e aritmético por meio do jogo; - Aprender a interagir durante o jogo, ampliando a sua comunicação.

A Teoria do Dominó foi uma doutrina da política externa americana na Guerra Fria, que postulava que se um país, ou região, caísse para o comunismo, os países com os quais esse fizesse fronteira iriam cair de seguida.

Dominó é um antigo jogo de tabuleiro que pode ser jogado com 2 a 4 pesssoas e envolve 28 peças com números dos dois lados. A ideia, assim como em jogos como Uno, é dar seguimento a peças que são jogadas no centro da mesa e ser o primeiro a se livrar de todas as suas peças.

A riqueza desse material lúdico permite o seu aproveitamento como recurso pedagógico em diferentes níveis de dificuldade. Assim, tanto o material como o jogo de dominó, possibilitam desenvolver uma série de desempenhos em um contexto educacional como o raciocínio lógico e aritmético dos aprendizes.

A atividade trabalhou alguns aspectos importantes para aprendizagem dos alunos, tais como: atenção, concentração e desenvolvimento de habilidades lógicas. O jogo também proporciona a integração dos alunos em grupo.

Com o dominó educativo a criança pode aprender sobre determinado conteúdo, aprender sobre regras e limites, desenvolver ações de cooperação, estratégias e planejamento, ambas habilidades relacionadas com raciocínio lógico.

Cada participante escolhe uma tabela. Em seguida as fichas a pessoa que tiver responsável em retirar as fichas vão retirando uma a uma. A cada ficha, os jogadores devem procurar em sua tabela a multiplicação ou pergunta correspondente ao resultado sorteado e colocar um feijão sobre ela ou algo que possa estar marcando.

Pontuação. A pontuação se dá através da soma das 4 extremidades das peças encaixadas na mesa que deve ser multipla da 5. Um jogador só poderá somar 5, 10, 15, 20, 25 ou 30 pontos por jogada. A equipe que primeiro conseguir 100 pontos será a ganhadora.

Dominó tradicional
Cada jogador compra sete pedras (se houver dois jogadores) ou cinco pedras (se houver três jogadores). O jogador com a maior dobra inicia o jogo colocando-a na mesa. Durante seu turno, o jogador deve colocar uma pedra de sua mão em um dos dois finais, com o mesmo número de pontos.