Quais os benefícios do jogo de dama?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

O jogo de damas estimulou o desenvolvimento do aprender do aluno ajudando na aprendizagem de maneira mais fácil e eficiente, como também a imaginação, educando a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória.

O jogo de damas, trabalha a resistência à frustração, no jogo está implícito o perder e o ganhar que permitem que a criança e adolecente aprendam a lidar com o sentimento de frustração, que é essencial para o seu equilíbrio emocional e para o desenvolvimento da personalidade.

O jogo de damas pode ser utilizado no ensino fundamental 1 e 2, pois podemos trabalhar com Plano cartesiano, noções de áreas e conceitos de frações.

No jogo de damas, a pessoa que tiver mais damas tem a vantagem. Tente formar damas com o máximo de peças possível para aumentar suas chances de ganhar. Para colocar em prática esse conselho, avance uma peça na direção da área do tabuleiro onde o adversário possuir menos peças ou onde elas estiverem mais espalhadas.

Compreendemos que o JOGO DE DAMAS possui 24 peças no total, sendo 12 peças claras para um jogador e 12 peças escuras para o outro jogador, e mais um tabuleiro quadriculado de 64 casas alternadamente claras e escuras. O objetivo do jogo é capturar todas as peças do adversário ou imobilizá-las.

Damas são jogadas com 24 peças, enquanto o xadrez tem 32. E, diferentemente do primeiro, em que todas as peças seguem as mesmas regras, no xadrez cada uma tem a sua regra. Essas diferenças fazem do xadrez um jogo muito mais complexo que o de damas.

O OBJETIVO É CAPTURAR OU IMOBILIZAR AS PEÇAS DO ADVERSÁRIO. O JOGADOR QUE CONSEGUIR CAPTURAR TODAS AS PEÇAS DO INIMIGO GANHA A PARTIDA.

Resumidamente, o jogo serve para fixar ou introduzir conceitos matemáticos, estimular o raciocínio, motivar os alunos, propiciar a solidariedade entre os colegas, desenvolver o senso crítico e criativo.

Será montado um tabuleiro de damas de cinco por cinco espaçamento com cores intercaladas, cada um deles deve ser largo o suficiente para uma pessoa poder ficar em pé confortavelmente. Serão realizadas perguntas aleatórias através de sorteio escolhido pelo JOGADOR, perguntas relacionadas com a disciplina de Física.

64 casas

O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas.

Como funciona o sopro na dama? Não existe sopro. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas. Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).

Nunca faça armadilhas, jogue suas peças nas casas fortes, isto é, no centro do tabuleiro. ficar nervoso perde a concentração já meio caminho para derrota, aprenda as melhores saídas e jogue com adversários de nível maior, estude e treine bastante, e seja um desportista jogue pelo prazer de jogar.

A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor.

A “dama boa” possui grande mobilidade no tabuleiro e é decisiva em qualquer vitória. A “dama ruim” quase sempre se encontra bloqueada por suas próprias peças, quando somente ganha a função de defensora.

Já, a dama é uma brincadeira mais fácil de aprender e, por isso, pode ser jogada por crianças a partir de três anos, viu? Ela é praticada entre dois jogadores num tabuleiro quadrado, com 64 casas e 24 peças, 12 pra cada jogador e em cores diferentes.

O Jogo de Damas é um jogo clássico e bastante popular no Brasil. Acredita-se que a origem do jogo seja bem antiga. Um tabuleiro semelhante a um tabuleiro de damas foi encontrado por volta de 3000 a.C. Também foram encontrados tabuleiros de Damas no antigo Egito e até os Romanos jogavam uma variante do jogo.