Como tratar lipedema e celulite?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

O tratamento envolve mudanças no estilo de vida, hábitos alimentares, exercícios físicos específicos, terapias compressivas, drenagens manuais e, quando necessário, medicações.

O tratamento mais efetivo é cirúrgico, feito através da lipoaspiração da gordura acumulada para que as células doentes sejam removidas. Kamamoto diz que após a cirurgia a doença não retorna e a qualidade de vida do paciente melhora, tanto funcional como esteticamente.

Como desinflamar o Lipedema? Associar atividade física, dieta equilibrada e controle do estresse é a chave para melhorar a inflamação e a dor do Lipedema.

O tratamento considerado eficaz contra o lipedema é o procedimento cirúrgico que faz a retirada da gordura doente através da aspiração. É uma prática que acontece em etapas, respeitando o intervalo recomendado pelo médico. A quantidade de gordura aspirada também deve estar de acordo com as limitações de cada paciente.

Hoje, existem medicações e cremes que melhoram o inchaço, aspecto da pele e previnem infecção, mas ainda há espaço para muitas descobertas. “Algo muito interessante no estudo é que as pacientes que utilizaram a medicação relataram que tiveram uma mudança enorme na melhora da qualidade de vida.

Alimentação rica em carboidratos, açúcar e carne vermelha, além de consumo de bebidas alcoólicas agravam o quadro”, acrescenta o médico.

Qualquer exercício de baixo impacto que não aumente o ácido lático é bom. Estes incluem: natação, hidroginástica, caminhada, vibração de corpo inteiro, bicicleta estacionária, tai chi, aparelho elíptico, yoga, alongamento, pilates e dança.

Reduzir a ingestão de carnes vermelhas e gordurosas pode ser benéfico, porque as gorduras são absorvidas diretamente nos pacientes com lipedema. A seguir o que deve ser evitado: Todas as carnes vermelhas (bife, carne moída, cordeiro, pato, carne de carneiro, cabra, porco)

Frutas e legumes: Especialmente aqueles ricos em antioxidantes, como bagas, maçãs, brócolis, espinafre, e couve. Nozes e sementes: Como amêndoas, nozes, sementes de chia e sementes de linhaça. Azeite de oliva: Preferencialmente extra virgem, que contém polifenóis com propriedades anti-inflamatórias.

Carnes processadas e vermelhas são ricas em gordura saturada, o que causa inflamação. As carnes processadas foram salgadas, curadas, fermentadas ou defumadas para fins de sabor ou preservação. Carnes processadas e vermelhas são ricas em gordura saturada, o que causa inflamação.

Fazer exercícios regulares, controlar o estresse, ingerir alimentos saudáveis e com pouco sal também trabalham juntos para reduzir a inflamação e a dor do Lipedema, embora não diminuam a gordura como a dieta cetogênica”, explica.

Há uma grande diferença entre celulite e Lipedema. O Lipedema é uma condição médica que pode resultar em dor, hematomas e inchaço. Por outro lado, a celulite é puramente cosmética e não causa dor e o tratamento envolve basicamente questões estéticas.

Antes de mais nada, se você acha que pode ter lipedema, o ideal é contar com a ajuda de um médico vascular. Esse profissional é o mais capacitado para fazer um diagnóstico adequado e indicar o tratamento correto para o seu caso.