Como tirar o dinheiro da conta antes do banco descontar?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Banco pode tirar dinheiro da conta corrente para pagar dívida? A única maneira de debitar o valor de dívidas diretamente da conta de um cliente de um banco, seja por estar devendo o cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo, é se a pessoa fizer uma autorização por escrito.

Como sacar dinheiro antes do banco descontar? Como já mencionamos, o banco não pode retirar dinheiro da sua conta sem a sua devida autorização prévia. Dessa forma, se você não deseja que nenhuma movimentação seja feita, o que deve ser feito é deixar isso claro desde o início.

O banco não pode descontar dívidas da conta corrente de pessoas jurídicas ou físicas, pois há proteção de sigilo bancário, que é inviolável. Porém, existe uma exceção, que é por meio de ordem judicial. Em geral, portanto, a instituição bancária não está autorizada a fazer movimentações em sua conta.

Para solicitar o ressarcimento o consumidor deve entrar em contato com a instituição bancária, financeira ou empresa que realizou a cobrança. Se a resposta não for satisfatória, os Juizados Especiais Cíveis são uma alternativa para cobrar o ressarcimento dos valores pagos indevidamente.

E justamente por ser uma conta salário, não é permitido descontar nenhum valor. Isso porque o salário é protegido pela legislação, mais especificamente no Artigo 833 da Lei nº 13.105. Ele é considerado impenhorável e, portanto, o banco não pode se apropriar de valores oriundos de uma conta salário.

Juiz determina que bancos limitem a 30% desconto de empréstimos.

Uma estratégia eficaz para quitar um empréstimo consignado é priorizar o pagamento das parcelas mais altas, começando com as que têm as taxas de juros mais altas. Também é possível negociar com o banco ou instituição financeira para obter uma redução das taxas de juros ou uma reestruturação do pagamento do empréstimo.

O encerramento de conta pode acontecer por iniciativa do banco e isso ocorre após seis meses sem qualquer movimentação. “É importante ressaltar que o consumidor pode encerrar a conta quando quiser, observando qualquer dívida, ou seja, não pode fechar sem pagar aquilo que já é devido”, acrescentou.

Se não funcionar, o banco pode partir para alguma ação judicial em relação ao devedor. O primeiro passo nesse caso costuma ser o protesto em cartório, logo no dia seguinte ao vencimento do prazo de pagamento. Se isso acontecer, o devedor pode entrar em contato com o banco para tentar negociar a dívida.

cinco anos

Com isso, os cinco anos são apenas o prazo estipulado para que instituições financeiras cobrem uma dívida, sob pena de perderem o direito de cobrá-las judicialmente. Porém, nada impede que o banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo.