Como tirar foto da lua?

Perguntado por: usilveira2 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 18 votos

De forma resumida, é o tempo que demora para a câmera fazer o click. Quanto mais lento for, mais luz vai ser absorvida – lembre-se que a Lua já reflete luz. Então, reduza a velocidade do obturador entre 1/60 e 1/125 para ter uma imagem da Lua mais clara e nítida.

Configurar a câmera para tirar foto da lua
A velocidade precisa estar acima de 1/100, pois não podemos esquecer que a lua gira rapidamente, mesmo sendo impossível observar isso a olho nu. O segundo detalhe importante é deixar a abertura do diafragma bem fechado, algo em torno de f/11, pro exemplo.

PhotoPills

Além de editor, o PhotoPills também funciona como um localizador de astros. O aplicativo usa realidade aumentada para mostrar a posição em que a Lua está e o caminho que ela vai fazer durante a noite. Assim, é possível se planejar para tirar a foto no momento certo.

Uma lente 75-300 milímetros resolve bem o nosso problema, mas se você já tiver aí uma 55-250, vai conseguir também. Não se assuste ao notar que, mesmo com a 75-300mm, a imagem da Lua ainda parecer distante.

Isso mesmo, o mais indicado é baixar aplicativos que permitem aumentar a sensibilidade do aparelho, como o Camera FV-5 Lite (Android) e o ProCamera (IOS). Quanto as configurações, Earl indica que o ISO (sensibilidade do sensor à luz) seja definido como 100. Já a abertura pode ser deixada em torno de f8.

É possível também utilizar um aplicativo profissional para tirar a foto da lua, como é o caso do Adobe Lightroom. O app é gratuito tanto para Android quanto para iOS, e você pode utilizá-lo para capturar uma foto mais profissional, pois ele apresenta recursos que nem todo app nativo de câmera possui.

Para fazer o teste, é possível recorrer a apps disponíveis para Android e iPhone (iOS). No teste, que vem atraindo reproduções em todo o mundo, é preciso utilizar uma foto real da lua no dia em que você nasceu e o seu parceiro nasceu. Depois, você precisa editá-las para verificar o resultado da união.

O obturador é uma cortina que fica entre a lente e o sensor. Ele se abre toda vez que você faz uma foto e, assim como a abertura, influencia bastante no resultado final das fotos. É a sua velocidade que determina se a foto terá pouca ou muita luz, e até mesmo se sairá tremida ou não.

5 dicas para você aproveitar melhor a câmera do seu Android

  1. Limpe as lentes.
  2. Use grades.
  3. Evite o flash.
  4. Ative o HDR (se houver)
  5. Conheça as configurações.

Isso é alguma alteração na configuração de sua camera, tente limpar o cache e reiniciar o aparelho: Para cortar ou girar suas fotos.

HDR significa ampla gama dinâmica e, em fotografia, descreve uma forma de captar os detalhes nos elementos mais claros e mais escuros de uma fotografia. Essencialmente, envolve captar e combinar mais do que uma imagem da mesma cena para conseguir os melhores elementos de cada uma.

Uma regra geral é definir a velocidade do obturador duas vezes a distância focal da sua lente. Por exemplo, se você estiver usando uma lente prime de 100mm, defina uma velocidade mínima do obturador de 1/200 para evitar que as imagens fiquem borradas com o tremido da câmera. Existem exceções à esta regra.

Para obter as melhores fotografias do céu noturno, será necessário sair e rodear-se de natureza, longe de qualquer poluição luminosa. Procure um local tranquilo sem iluminação artificial.