Como tirar a carteira de trabalho do meu filho?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Para tirar a Carteira, o solicitante deve ser brasileiro ou naturalizado e ter, no mínimo, 14 anos de idade. No dia, é necessário ter em mãos o documento de identidade (RG) em bom estado e uma foto 3×4 recente.

A contratação dos menores que se enquadrarem na faixa etária entre os 14 e 16 anos é da responsabilidade do empregador que, quando necessário, deverá comprovar a sua condição de menor aprendiz. A CTPS pode ser tirada nas Agências e Delegacias Regionais do Trabalho.

O estudante menor de 18 anos precisa de uma validação ou de um pré-cadastro, que será feito pelo seu responsável legal. Para o pré-cadastro, o responsável deverá entrar no aplicativo da ID Estudantil com as informações de usuário e senha do gov.br e realizar o cadastro do menor.

Clique aqui para preencher nosso formulário. Para a solicitação presencial, você precisa ser brasileiro nato ou naturalizado e ter, no mínimo, 14 anos de idade. No atendimento, você deve apresentar os documentos em bom estado para garantir que são autênticos e se tiver foto, ela precisa ser recente.

Para emitir a carteira de trabalho na versão física, você pode optar por um desses lugares: Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) Gerência Regional do Trabalho. Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT)

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

Como tirar a CTPS Digital pela primeira vez?

  1. Baixe o aplicativo na Play Store (Android) ou App Store (iOS) buscando por “carteira de trabalho digital“.
  2. Após a instalação do app, abra e clique em “Entrar“.
  3. Insira seu CPF e a senha cadastrada no site do Gov.br.
  4. Por fim, informe os dados pessoais que serão solicitados.

Sim. Basta baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou acessar por meio da web, no endereço https://www.gov.br/trabalho, clicar em “obter” e posteriormente “solicitar”, realizar a identificação e autenticação na plataforma do Governo Federal, devendo ser realizada somente pelo próprio interessado.

Como fica para quem já tinha a carteira física? A sua carteira física continua valendo como documento original de registro das suas atividades anteriores a 2019. Portanto, não é recomendável jogar fora e utilizar apenas a digital.

Não, a emissão da carteira de trabalho é gratuita, tanto a digital quanto a em papel.

Para acessar pelo aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo (links acima);
  2. Abra o aplicativo;
  3. Toque em "Entrar com gov.br";
  4. Coloque seu número de CPF e digite a senha que você utiliza no gov.br;
  5. Pronto! Você já tem acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.

Entre os documentos estão a Carteira de identidade, RG, Cadastro de Pessoa Física, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Se você ainda é estudante, não tem problema, é só apresentar o comprovante de matrícula e os comprovantes de rendimento escolar.