Como ter certeza que o iPhone é original?

Perguntado por: eoliveira3 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Veja o passo a passo: Ajustes > Geral > Sobre. Os aparelhos Apple originais também mostram o IMEI na parte de trás da caixa do celular, na bandeja do cartão SIM e nas configurações.

Número de série e IMEI
A forma mais certeira de identificar se um iPhone é original é verificar o número de série do aparelho.

Dessa forma: Caso a primeira letra seja “M” ou “P”, o aparelho é original de varejo. Já se você ver a letra “N”, quer dizer que o iPhone foi recondicionado pela própria Apple,Por fim, se estiver tiver como primeira letra o “F”, isso significa um recondicionamento pela operadora ou terceiros.

As letras imediatamente antes da barra no código do modelo são a chave para descobrir isso. O mesmo código também pode indicar o país de fabricação do iPhone. Verifique o conjunto de letras que aparecem antes da barra e após o último número para determinar a origem do seu iPhone.

Digite o número de série do telefone no campo IMEI e aperte “Consultar”. 4. Se o Android for homologado pela Anatel e não tiver pendências, aparecerá a seguinte mensagem: “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”. Caso o número seja inválido, significa que pode ser uma réplica.

Encontrar o número de série, IMEI/MEID ou ICCID em Ajustes
Acesse Ajustes > Geral e toque em Sobre. Procure o número de série. Talvez seja necessário rolar para baixo para encontrar o IMEI/MEID e o ICCID.

Um produto “primeira linha” representa os itens que são cópias das versões originais e que tentam ser idênticos o máximo possível dos oficiais. Já a “réplica” também copia o original, embora suas similaridades não sejam tão fiéis aos produtos originais.

Celulares recondicionados são aqueles que apresentaram algum problema de fabricação em seus primeiros meses de uso, quando o aparelho ainda está na garantia, e foram trocados por um igual sem custo algum. Também são considerados recondicionados aqueles aparelhos que serviram como peça de mostruário.

IMEI e número de série: um IMEI (International Mobile Equipment Identity) é o número de identificação do celular. Trata-se de um código único. Você pode observá-lo na traseira da caixa original, na traseira do celular e na bandeja do cartão SIM.

Nos Estados Unidos, os viajantes pagam impostos que devem modificar o valor pago no aparelho. Cada estado traz um imposto diferente. Em Nova Iorque, por exemplo, o imposto é de 8,49%. Inclusive, essa taxa será a referência dessa reportagem do TechTudo.

Toda mercadoria estrangeira que entra no Brasil para a comercialização passa pela aplicação de impostos, que acabam influenciando no valor final. No caso do iPhone não é diferente e o produto tem incidência de diversos impostos de importação.

Código de homologação da Anatel
E para saber se o aparelho é homologado, basta procurar pelo número de homologação, que pode ser encontrado em um selo atrás da bateria, para aparelhos mais antigos, ou na tampa traseira, para aparelhos mais novos.

Para verificar a procedência, é necessário consultar o IMEI em sites especializados ou na plataforma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O procedimento permite verificar se existe algum bloqueio, ou se o código está registrado como um celular clonado, pirata ou adulterado.

Como saber se o celular é original
Gente, uma das formas mais seguras de confirmar se um aparelho é original, é consultar o número de série do aparelho no site do Governo Federal. O número do IMEI é o dado mais importante do seu celular, porque o código funciona como se fosse um documento de identidade do aparelho.

acesse Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.

Saber o IMEI do celular Android ou iPhone (iOS) permite que você tenha o código único que identifica o seu aparelho – e cada smartphone fabricado. Por meio deste número, o usuário pode verificar se o telefone está em situação regular – ou seja, se é certificado pela Anatel ou órgão equivalente no exterior.