Como surgiu os anos dourados?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Foi durante os anos 50 que aconteceu a corrida espacial entre os EUA e a URSS, que resultou na chegada ao homem na lua pela primeira vez. As mudanças que aconteceram na moda, música, fotografia, cultura, arquitetura e na arte em geral influenciam até os dias atuais.

A década de 1950 foi um período de transformações sociais, econômicas, urbanas e comportamentais. Os chamados “anos dourados” trouxeram a consolidação da urbanização, industrialização e da sociedade de massa no Brasil, com a expansão dos meios de comunicação.

O Governo JK é sempre lembrado como “os anos dourados” na história brasileira. Isto se deve à euforia desenvolvimentista, que consistia em incentivar o progresso econômico do país estimulando a industrialização.

Os Anos de 1950 ficaram conhecidos como os “Anos Dourados”. É uma década de revoluções tecnológicas com evidentes implicações sociais, especialmente quando consideramos o ponto de vista comunicacional, pois é nesse período que as propagandas invadem a rádio e a recém chegada televisão.

Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961): "Anos dourados" e Brasília - UOL Educação.

Neste sentido, acabou por disseminar a industrialização além das fronteiras inglesas e abriu brechas para que alguns países capitalistas retardatários (EUA, Japão e Alemanha) emergissem ao largo das relações comerciais e financeiras da supremacia liberal inglesa como novas potências industriais.

Era uma época glamourosa, os vestidos rodados lembravam as princesas Disney. E por causa de todo esse glamour que a época é conhecida como “anos dourados”. Entretanto, entre as jovens, saias rodadas, cigarettes, sapato baixo, jeans e suéter eram as roupas ideias na época.

O principal lema de governo de Juscelino foi “50 anos em cinco”, ou melhor, “50 anos de progresso em 5 anos de governo”. No campo da economia, o governo de Kubitschek foi marcado por um expressivo crescimento econômico, um dos momentos de maior desenvolvimento econômico que o Brasil já atravessou em sua história.

Sua presidência foi marcada pelo Plano de Metas, ação que concentrou-se no desenvolvimento de setores como energia, transporte, alimentação, indústria de base, educação e a meta-síntese, que foi a construção da nova capital Brasília, com o slogan de "Cinquenta anos em cinco", marca do desenvolvimentismo, já que o ideal ...

O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização elaborado pelo presidente Juscelino Kubitschek, na forma de um ambicioso conjunto de objetivos setoriais que daria continuidade ao processo de substituição de importações que vinha se desenrolando nos dois decênios anteriores.

Os cidadãos foram encorajados a investir na bolsa de valores comprando milhares de títulos, isso fez com que a bolsa de Nova Iorque atingisse resultados inéditos em qualquer lugar do mundo. O otimismo era tão grande, que esse período ficou conhecido como “os anos felizes”.

Talvez o que mais tenha caracterizado a juventude dos anos 60 tenha sido o desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual. Nesse sentido, para as mulheres, o surgimento da pílula anticoncepcional, no início da década, foi responsável por um comportamento sexual feminino mais liberal.