Como somar frações?

Perguntado por: lmartins4 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Adição. Para somar frações é necessário identificar se os denominadores são iguais ou diferentes. Se forem iguais, basta repetir o denominador e somar os numeradores. Contudo, se os denominadores são diferentes, antes de somar devemos transformar as frações em frações equivalentes de mesmo denominador.

Soma de frações com denominador diferente
Para fazer soma de frações com diferentes denominadores, a primeira coisa a fazer é colocar um denominador comum: isto é o mínimo múltiplo comum entre os denominadores que existam. Em seguida, multiplicamos cada numerador pelo número que tenhamos multiplicado o denominador.

Se os denominadores forem números diferentes, existem duas formas de realizar a soma: descobrindo o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) dos denominadores ou multiplicando os mesmos.

A Adição e Subtração de Frações é feita somando-se ou subtraindo-se os numeradores, conforme a operação. Quanto aos denominadores, desde que sejam iguais, mantêm a mesma base. Lembre-se que nas frações, o termo superior é o numerador e o termo inferior é o denominador.

Nos casos de adição e subtração envolvendo frações com denominadores diferentes, devemos realizar a redução ao mesmo numerador. Para isso, devemos aplicar algumas técnicas como a utilização do MMC (mínimo múltiplo comum) entre os denominadores.

Número misto ou fração mista é a representação de um número composta por uma parte inteira e uma parte fracionária. A representação por um número misto é feita para frações impróprias, pois ele possui uma parte inteira.

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

Cálculo da fração geratriz

  1. 1º passo: Igualar a dízima periódica a uma incógnita, por exemplo x, de forma a escrever uma equação do 1º grau.
  2. 2º passo: Multiplicar ambos os lados da equação por um múltiplo de 10. ...
  3. 3º passo: Diminuir a equação encontrada da equação inicial.
  4. 4º passo: Isolar a incógnita.

Como encontrar um denominador comum
Uma maneira de encontrar o denominador comum de duas (ou mais!) frações é listar os múltiplos de cada denominador até encontrar o menor múltiplo que eles têm em comum.

Tal como na multiplicação, também na divisão a regra se aplica independentemente do número de frações, ou seja: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda e das restantes frações; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador de todas as outras frações.

A simplificação de frações é uma maneira de escrever a mesma fração, mas de forma que os numeradores e denominadores sejam escritos com números menores. Quando simplificamos uma fração, encontramos uma fração equivalente, porém na forma reduzida.

Tipos de fração

  • fração própria;
  • fração imprópria;
  • fração aparente;
  • fração irredutível;
  • fração mista.

Podemos dizer o procedimento anterior assim: dado o número misto , primeiro multiplicamos a parte inteira pelo denominador da fração: , e somamos o numerador ao resultado: , assim obteremos o numerador da fração imprópria. O denominador será o mesmo que tinha o número misto.

3 Frações e Números Decimais
Toda fração decimal pode ser representada por um número decimal, isto é, um número que tem uma parte inteira (PI) e uma parte decimal (PD), separados por uma vírgula. A fração 810=8/10=0,8, onde 0 é a parte inteira e 8 é a parte decimal.

Uma fração é imprópria quando o seu denominador é menor que o seu numerador. Quando essa representação do número é uma fração imprópria, podemos transformá-la em uma fração mista, sendo possível o inverso também, ou seja, representar uma fração mista como imprópria.