Como calcular desvio padrão?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 10 votos

Como calcular o desvio-padrão

  1. 1º passo: calculamos a média dos dados do conjunto.
  2. 2º passo: calculamos o quadrado da diferença de cada um dos elementos do conjunto em relação à média do conjunto.
  3. 3º passo: calculamos a média dos resultados obtidos no passo anterior.

Encontrar a média e o desvio padrão da tabela abaixo: Usando calculadoras mais comuns: SHIFT 2 1 = calcula a média. SHIFT 2 2 = calcula o desvio padrão.

A sintaxe da fórmula de desvio padrão é =DESVPAD. P(Num1, Num2…), e a função vai ignorar valores lógicos e de texto. Por exemplo, na amostragem abaixo foi usada a fórmula =DESVPAD. P(B3:B12), para especificar todas as células com dados.

Uma das aplicações mais comuns do desvio padrão é para cálculo da classificação no vestibular. Se dois candidatos ao mesmo curso tiram nota 7 em provas diferentes, o peso desse resultado vai depender do desvio padrão de cada exame. Digamos que a média das notas nas duas provas tenha sido 5.

Primeiramente, devemos calcular a média aritmética do conjunto; Em seguida, subtraímos de cada valor do conjunto a média calculada e elevamos o resultado ao quadrado; Por fim, somamos todos os valores e dividimos pelo número de dados.

σ (sigma)

O símbolo σ (sigma) é frequentemente usado para representar o desvio padrão de uma população, enquanto s é usado para representar o desvio padrão de uma amostra.

%DPR (desvio padrão relativo) é uma medida estatística que descreve a distribuição dos dados no que diz respeito à média e o resultado é expresso como uma percentagem. A função RSD% é popular entre os não-estatísticos como a interpretação é baseada em um resultado por cento, e não algum valor abstrato.

Um desvio padrão grande significa que os valores amostrais estão bem distribuídos em torno da média, enquanto que um desvio padrão pequeno indica que eles estão condensados próximos da média. Em poucas palavras, quanto menor o desvio padrão, mais homogênea é a amostra.

O desvio padrão é a medida do grau de dispersão de um conjunto de dados. Resumidamente: o desvio padrão indica o quanto um bloco de dados é homogêneo. Quanto mais perto de 0 for, mais uniforme são os dados.

Fórmula: DESVPADPA(valor1; valor2) | Descrição: Calcula uma estimativa de desvio padrão com base em uma população inteira, definindo o texto com o valor “0”.