Como se calcula a área de um retângulo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 9 votos

A área do quadrado e do retângulo é calculada multiplicando a medida do comprimento pela medida da largura. Todas as medidas devem estar na mesma unidade de comprimento. Veja a superfície da área com os blocos de cerâmica enumerados com dimensões de 1 metro de comprimento e 1 metro de largura.

A área do retângulo, quadrilátero importante na Geometria, pode ser calculada pela multiplicação entre os comprimentos de sua base e de sua altura.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Um retângulo é um polígono irregular, pois seus lados são dois a dois diferentes, ou seja, o valor da medida da base é sempre diferente do valor da medida da altura. A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.

Foi informado que os lados do retângulo possuem medidas iguais a 8 cm e 3,5 cm. Assim, utilizando a relação da área do retângulo, onde A = b x h, temos que a área do retângulo em questão é igual a A = 8 cm x 3,5 cm = 28 cm².

A área do triângulo é igual à medida da sua superfície. Para calcular área de um triângulo qualquer, o método mais comum é multiplicar o comprimento da base e da altura e dividir por dois.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Ambos são utilizados para medir uma figura em duas dimensões, porém focam em aspectos diferentes. Por exemplo: Área: se refere à medida total que uma figura ocupa no plano; Perímetro: é a soma dos tamanhos dos segmentos de reta, ou seja, dos lados da figura.

Como o cubo é formado por seis quadrados congruentes, então, a área total do cubo é seis vezes a área de sua base.

O retângulo é definido como uma figura geométrica plana que possui os lados opostos paralelos entre si e seus ângulos internos são todos congruentes. Um quadrado é um caso especial de retângulo. É um retângulo onde os seus lados têm sempre a mesma medida.

225 cm²

Nesse caso, o comprimento de um lado do quadrado é de 15 cm. Portanto, a área do quadrado é de 225 cm².

A fórmula usada para encontrar a área de um retângulo é A = c * l. A fórmula usada para encontrar o perímetro de um retângulo é P = 2 * (c + l). Nas fórmulas acima, A é a área, "P" é o perímetro, "c" é o comprimento e "l" é a largura do retângulo.

O perímetro de uma figura geométrica pode sempre ser calculado somando os comprimentos de cada um dos seus lados. Para calcular o perímetro, devemos somar os comprimentos dos lados: 17 cm + 15 cm + 11 cm = 43 cm.

Para calcular a área de um retângulo, multiplicamos a sua base e a sua altura. O perímetro de um retângulo é igual à soma de todos os seus lados. Em um retângulo, podemos traçar duas diagonais. A diagonal do retângulo divide o retângulo em dois triângulos, de modo que o teorema de Pitágoras pode ser aplicado.

Observe os passos para a fórmula do metro quadrado
Basicamente, deve-se multiplicar a largura pelo comprimento. Por exemplo: se uma sala tem um piso de 4 metros de largura por 6 de comprimento, a área resultante será de 24 metros quadrados. A seguir, entenda como traduzir esses números em quantidade de revestimentos.

Assim, um retângulo com base 10 cm e altura de 5 cm teria 30 cm de perímetro e 50 cm como área.