Como se faz um trabalho escrito?

Perguntado por: svasques . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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De um modo geral, um trabalho escrito deverá conter por esta ordem: capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexo (facultativo). A capa é a montra do teu trabalho. É a primeira imagem que surge associada ao teu trabalho e não te esqueças: a primeira impressão conta muito.

Deve conter um texto claro e objetivo, abordando completamente o assunto, levantando problemas e soluções, e também as argumentações do aluno. É importante que o texto não contenha erros de gramática e tenha coerência, ou seja, começo, meio e fim.

Passo a passo: aprenda como fazer um trabalho escolar de alto...

  1. Organize as informações. O primeiro passo é entender o que o professor espera do trabalho, como o objetivo. ...
  2. Conheça a estrutura do trabalho. ...
  3. Pesquise profundamente o assunto. ...
  4. Indique fontes seguras. ...
  5. Faça uma padronização.

Trata-se de um material escrito que pode ser realizado de vários modos, sempre seguindo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para os tipos existentes. O trabalho acadêmico, do mais simples ao mais complexo, sempre é fruto de pesquisa e estudo de livros e outros artigos científicos publicados.

A forma mais segura de criar uma boa introdução é fazer dela um pequeno guia para o desenvolvimento, ou seja, apenas apresentar os pontos que serão discutidos nas próximas etapas do trabalho.

A introdução precisa ter a mesma linguagem do restante do seu texto. Além disso, é importante fazer uma conexão entre a introdução e o desenvolvimento. A transição precisa ser sutil e conduzir o leitor naturalmente. Ele não pode ter a impressão e o sentimento de que o corpo do texto é diferente do início.

O que deve conter, de mínimo, no trabalho escolar (digitado): - Capa; Folha de rosto, Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Referências Bibliográficas e Anexos [que são facultativos].

Ao finalizar um trabalho, é relevante resumir os tópicos centrais discutidos ao longo da obra, apontando as principais descobertas e conclusões. Além disso, é relevante indicar possíveis áreas de estudo futuras de nível superior e apresentar novas perspectivas para o tema em questão.

  • Capa: identificação. A capa é a identificação do trabalho. ...
  • Sumário: estrutura. O sumário mostra como o trabalho foi estruturado, indicando as páginas de cada uma das suas partes. ...
  • Introdução: definição dos objetivos. ...
  • Desenvolvimento: o trabalho em si. ...
  • Conclusão: resultado final. ...
  • Bibliografia: fontes pesquisadas.

O desenvolvimento ou corpo do trabalho é a sua parte central. Deve ser redigido em texto e não por tópicos e pode ser ilustrado por imagens ou gráficos/esquemas. Pode dividir-se em várias partes (capítulos ou subcapítulos). Este texto é escrito tendo por base as informações recolhidas.

8 dicas para apresentar trabalho na escola ou na faculdade!

  1. Entenda o assunto que você vai apresentar. ...
  2. Treine sua fala. ...
  3. Fique atento ao tempo máximo de apresentação. ...
  4. Faça slides com os pontos principais. ...
  5. Escolha um ponto para focar o olhar. ...
  6. Observe as outras apresentações. ...
  7. Respire fundo. ...
  8. Tente diminuir o nível de estresse.