Como se divide a cidade de São Paulo?

Perguntado por: uvargas4 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 3 votos

A cidade de São Paulo é subdividida em 32 Subprefeituras. Essa divisão foi realizada para que toda a cidade receba o devido cuidado em todos os quesitos.

Nomenclatura dos Municípios Paulistas. Nesta página registramos a grafia atualizada da denominação dos 645 municípios paulistas e seus respectivos gentílicos.

Bairros: é a menor unidade de uma área urbana, sendo comum em praticamente todo o mundo. Distritos: formados por grupos de residentes que moram afastados da área urbanizada (cidade) do município. Caso o crescimento natural da cidade não os englobe com o tempo, podem requerer se tornar novos municípios.

Leste: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Sudeste: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Zona Sul

Zona Sul. A Zona Sul é a área mais populosa, de acordo com o levantamento INFOCIDADE da Prefeitura de São Paulo.

As cidades podem ser divididas em cidades locais, centros regionais, cidades médias, cidades metropolitanas, metrópole e cidades globais. Cidades locais: são cidades que exercem um grau de influência sobre uma área não muito elevada.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 8 distritos: São Paulo Ermelino Matarazzo, Guaianazes, Itaim Paulista, Itaquera, Jaraguá, Parelheiros, Perus, São Miguel.

No Brasil os Distritos são territórios em que se subdividem os municípios, e costumam se subdividir em bairros. Os distritos dispõem obrigatoriamente de cartórios de ofícios de registro civil e, nos municípios maiores, podem sediar subprefeituras ou administrações regionais. Um município pode ter um ou mais distritos.

Com a inclusão das três RM, o Estado de São Paulo passou a ter nove regiões metropolitanas: São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, Piracicaba, Jundiaí e Rio Preto.

1º MAIOR DISTRITO DE SÃO PAULO – SP – GRAJAÚ
Fica a 26 km da Praça da Sé, e 14 km de bairros como Santo Amaro e Jabaquara. Atualmente possui uma população de aproximadamente 445 mil habitantes, sendo o mais populoso da capital.

Na lista das cidades com menos habitantes ainda estão Borá (SP), com 907, e Anhanguera (GO), com 924.

Zona Oeste de São Paulo

Com apenas 888 mil habitantes, a Zona Oeste de São Paulo é a que tem menor densidade demográfica em comparação com as outras regiões, e também é a que tem moradores com maior poder aquisitivo, com renda média por habitante superior aos 2.100 reais.

Zona leste se destaca com quatro regiões ocupando as primeiras posições do ranking: Cidade Tiradentes (1° lugar), Cocaia (2°), Grajaú (3°) e Jardim Miriam (5°)