Como se criou a matemática na China?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.3 / 5 11 votos

A história da Matemática na China começa no período Shang, por volta de 1.500 a.C., com inscrições em ossos mostram um sistema de numeração decimal. Por volta do período Han (200 a.C), o sistema de numeração em barras já estava estabelecido (figura 1).

Os Chineses foram uma das primeiras civilizações a entender que os cálculos realizados em um sistema decimal são mais simples e eficazes. Para isso utilizavam um sistema posicional, um tipo de tabuleiro de contagem com compartimentos separados para as unidades, dezenas, centenas, etc.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

A China é tida como exemplo quando o assunto é o ensino de matemática. O método da cidade de Xangai, conhecido como Método de Ensino Xangai, faz com que os estudantes de ensino fundamental tenham um rendimento melhor em cálculo do que os demais estudantes do mundo.

A chave é o padrão da educação em cálculo. O governo chinês e os pais tinham uma forte inclinação para criar um filho inteligente e, para tornar isso verdade, tinham que provar a inteligência de seus filhos, e a matemática e a lógica são provas disso, então enfrentam a lógica e a educação matemática muito antes.

A bússola está entre as “quatro grandes invenções” (四大發明), ao lado de impressão, fabricação de papel e pólvora.

Papel-moeda, pólvora e até garfo fazem parte da lista de grandes descobertas tecnológicas. Arqueologia também desmente alguns mitos, como o uso pacífico dos explosivos na China.

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.

Esse estudo remonta aos primórdios da história, na Mesopotâmia e no Egito, mas alcançou novo patamar a partir do filósofo e matemático grego Tales de Mileto, o primeiro indivíduo na história a quem se atribuem descobertas matemáticas. Há dois teoremas com o nome de Tales na geometria, ambos sobre triângulos.

O homem necessita contar, calcular, comparar, medir, localizar, representar e interpretar. O estudo da matemática é importante no desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, da capacidade de investigação e da solução de problemas.

A política de filho único foi lançada pelo governo no fim da década de 70, consiste numa lei onde fica proibido na China ter mais de um filho. Casais que têm mais de um filho são punidos com multas. Existem hoje 80 milhões de filhos únicos na China.

A China tem o maior sistema de ensino público do. mundo, com quase 260 milhões de estudantes. Meninos e meninas chegam a estudar 12 horas por. dia, e essa rotina pode se repetir no fim de semana.

Além de passar a manhã e a tarde na escola, os alunos da China estudam em casa quase três vezes mais que a média mundial. A maioria gasta em média 13,8 horas diárias fazendo lição de casa, segundo o governo chinês. A média mundial é de 4,9 horas.

Você sabia que a China é o país com o melhor nível de educação básica do mundo? Esse é o resultado do ranking que utiliza como critério as notas do PISA (Programme for International Student Assessment) realizado em 2018, considerando as médias das notas das provas de Leitura, Matemática e Ciências.