Como sacar o FGTS online após ser demitido?
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.
Como eu receber meu FGTS depois de ser demitido
Saque rescisão FGTS: como funciona? Na demissão sem justa causa ou por acordo com o empregador, o trabalhador terá direito a realizar o saque do seu FGTS e receber também o valor da multa paga pelo empregador. O saque poderá ser solicitado pelo trabalhador pelo aplicativo FGTS após chave informada pelo empregador.
Quais os documentos necessários para sacar o FGTS após demissão
Documentos para sacar o FGTS
- Carteira de Trabalho;
- Documento de identificação pessoal (RG ou CNH);
- Número do PIS/NIT/NIS/PASEP;
- Termo de Quitação da Rescisão de Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
Qual o prazo para sacar o FGTS após pedir demissão
Após a entrega das documentações de uma rescisão de contrato, o saldo do Fundo de Garantia é liberado, no máximo, 15 dias após.
Porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS
A multa rescisória só aparecerá em determinados casos, sendo comum que não seja vista no extrato do FGTS. Para casos de demissão com justa causa ou mesmo um pedido de demissão, a multa não será paga e, com isso, não aparecerá no seu extrato. Veja também: Rescisão contrato de trabalho: quanto e quando vou receber?
Onde cai o valor da multa rescisória
O valor da multa FGTS será depositado na conta do FGTS vinculada ao contrato de trabalho em questão. O saldo pode ser transferido para qualquer banco via aplicativo FGTS, que está disponível tanto para o sistema Android como para iOS.
O que fazer quando a empresa não entrega a chave do FGTS
Caso o ex empregador sinalize de forma negativa e você sinta que ele não vai liberar as guias de FGTS por qualquer motivo, a única maneira é procurar um advogado para requerer, na justiça, a liberação das guias de FGTS, bem como a multa pelo atraso nessa liberação.
O que acontece se eu sacar o FGTS e for demitido
- o saldo da conta do FGTS do trabalhador demitido que optar pelo saque-aniversário ficará retido e só poderá ser resgatado para a compra da casa própria, por motivos de doença e desastre natural, aposentadoria ou morte (dependentes poderão sacar).
É necessário a chave para sacar o FGTS
O FGTS é um direito de todo trabalhador contratado no regime celetista. No entanto, para ter acesso ao dinheiro, quando liberado, é necessário ter uma chave FTGS.
Como é a chave para sacar o FGTS
A chave do FGTS é um código composto por 23 caracteres, sendo letras e números. Este código é gerado pela Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo pagamento do FGTS.