Como saber se um logotipo é bom?

Perguntado por: ilacerda3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 3 votos

A primeira qualidade que os grandes logotipos partilham é que são relevantes para os mercados-alvo de suas empresas. Mais importante, eles comunicam claramente a personalidade e a identidade de uma marca.

6 características de um bom logotipo

  1. Bons logotipos são simples. Mantenha a simplicidade. ...
  2. Um bom logotipo tem conexão com os valores da empresa. ...
  3. Versatilidade é uma das principais características de um bom logotipo. ...
  4. Bons logos são únicos. ...
  5. Logotipos devem ser memoráveis. ...
  6. Um bom logotipo é atemporal.

Os melhores logotipos não são os mais apelativos, mas sim aqueles com os quais o seu público-alvo se identifica. Os logotipos representam não apenas a sua empresa, mas também as pessoas com quem você fala.

Como saber se uma marca já existe?

  1. Acessar o portal do INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial;
  2. Procurar pela opção “Marcas”;
  3. Clicar em ”Busca” e depois em “Continuar”;
  4. Escolher a opção “Marca”;
  5. Pesquisar se a marca já está registrada.

Evite exageros de formas, cores e fontes. Tenha sempre em mente que o logo é uma representação visual da sua marca, mas ele não precisa ter todos os elementos em apenas um símbolo. Com uma boa composição, o logo irá alcançar o reconhecimento almejado. Opte sempre pela simplicidade.

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.

A cor é o elemento visual que dá força e coerência às marcas. As cores dos logotipos não apenas identificam sua empresa, mas também penetram profundamente na mente das pessoas, para que elas possam se lembrar da marca e ter uma ideia sobre isso muito tempo depois de ver o produto.

6 características principais para um logotipo de sucesso

  1. Ser simples. Logotipos com muitos detalhes tendem a ser esquecidos. ...
  2. Memorável. Colocar informações demais em um logo acaba dificultando a sua memorização. ...
  3. Atemporal. ...
  4. Versátil. ...
  5. Adequado. ...
  6. Significado das formas.

Os tipos de logotipos. Existem sete tipos diferentes de logotipos, que podem ser categorizados por: emblemas, representações pictóricas, logotipo de letras, monogramas, letras individuais (letterforms), abstratos, mascotes e logotipos combinados.

Logotipo é uma forma alternativa da palavra logo. Um logotipo é composto pelo símbolo e pela tipografia, que juntos formam o logotipo em si.

O preço médio nacional de um design de logotipo pode ser entre R$ 600,00 e R$ 1.500,00, embora dependendo de vários fatores, como o tempo estimado para Isso, bem como o número de revisões, entre outros aspectos, pode fazer com que o preço varie.

Muitas vezes, em produtos falsificados, o rótulo é feito em materiais impróprios ou de baixa qualidade. Portanto, diferentes no tamanho e a tipografia da fonte, o mal posicionamento dos ícones, como logo e nome da marca e erros de escrita são fortes indicativos de um rótulo falso.

Um bom logotipo deve:

  • Ser atraente.
  • Ser atemporal.
  • Ser memorável.
  • Funcionar bem em tamanho grande ou pequeno.
  • Englobar a vibração da sua marca.

Algumas dicas sobre o que não pode faltar na criação do logotipo de marca são:

  • Simples e de fácil entendimento. O desenho quando criado de maneira simples faz com que o logo seja facilmente adaptável, memorável e duradoura. ...
  • Memorável. ...
  • Duradouro. ...
  • Adaptável. ...
  • O logotipo de marca deve ser apropriado.

Fortalecer a sua mensagem: um logotipo é uma maneira eficaz de transmitir informações a seus clientes sobre o seu negócio sem usar palavras. Em segundos, um simples símbolo pode mostrar em que setor você atua, que tipo de serviço oferece, os valores da sua marca e expressar a essência do seu negócio.

O preto remete a elegância, luxo e poder, além de ser misterioso. Isso confere a ele a possibilidade de ser usado para representar quase qualquer situação ou produto. Isso vai depender do contexto em que ele está inserido, sendo que o preto também pode ser combinado com outras cores.