Quais são os 3 tipos de variações formatos que um logotipo pode deve possuir?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Tipos de variações de logotipo

  1. Horizontal. Um logotipo horizontal geralmente é o logotipo principal que você usa para comercializar sua marca, a partir do qual todas as suas variações se originam. ...
  2. Vertical ou empilhado. ...
  3. Baseado em ícones. ...
  4. Baseado em texto / marca nominativa. ...
  5. Uma cor e reverso.

Os formatos de arquivo de logotipo mais comuns são PNG, SVG, EPS e PDF. Este artigo te mostrará o que é cada formato de arquivo e para que deve ser usado.

Com isso em mente, lembre-se de que seu logo é como a alma do seu negócio e, como tal, deve ser consistente, reconhecível e evocar um sentimento positivo ou significativo. Um bom logotipo deve transmitir a essência da sua marca em todos os elementos visuais e canais de marketing.

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual. Um bom exemplo é Coca-Cola.

Os tipos de logotipo

  • Lettermark. Esse formato apresenta os logotipos que destacam as letras iniciais ou as abreviações das marcas. ...
  • Símbolo ou ícone. Nesse formato, as empresas ou as marcas abrem mão de qualquer tipo de texto para serem representadas por um símbolo visual. ...
  • Wordmark. ...
  • Combination mark. ...
  • Emblema.

PNG

Em geral, o PNG é o melhor formato para o mundo digital, pois é transparente, o que o torna muito mais adaptável ao tamanho de logo para site, redes sociais e outras plataformas.

Enquanto as linhas horizontais tendem a estar relacionadas a calma, tranquilidade e feminilidade, as verticais comunicam força, poder e masculinidade. Os logotipos que utilizam linhas verticais em destaque são arrojados e passam uma sensação de força e estabilidade combinadas com uma abordagem mais agressiva.

O logo perfeito deve ser simples e único, com uma identidade de marca um design coerentes. Além disso, deve ser versátil, para poder ser usado em todo lugar, no mundo digital e no mundo físico (como em cartões de visita, cartas, menus etc).

Logo ou Logotipo: Símbolo gráfico que representa uma empresa, produto ou pessoa. Identidade Visual: Conjunto de formas gráficas que ajudam a caracterizar a personalidade, associação e memorização de uma empresa.

A função do logotipo é identificar a empresa, produto ou serviço, de forma única. Ele deve traduzir a personalidade da marca e a essência do negócio em uma representação visual bonita, funcional e que se destaque dos concorrentes aos olhos do consumidor.

A variação do logotipo é a arte de reorganizar seu logotipo principal, para que funcione em várias colocações. Fornecendo sua marca com visuais flexíveis e consistentemente reconhecíveis que promovem sua marca de diferentes formas enquanto envia uma mensagem coesa.

O isotipo, popularmente chamado de símbolo, é aquele que visualmente representa a marca, seu caráter e princípios com clareza.