Como saber se o processador do notebook é bom?

Perguntado por: oassis7 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quanto mais alto o número, mais poderoso é o processador de notebook. Para a maioria dos usuários, uma CPU de 32 ou 64 bits é suficiente. Outra especificação importante na hora de escolher o processador para notebook é a velocidade do clock, medida pelo número de pulsos por segundo que a CPU executa.

Como escolher o processador ideal? Veja dicas antes de comprar

  1. Saiba o tipo de uso desejado.
  2. Fique de olho no hardware que você tem.
  3. Avalie a TDP.
  4. Gráficos integrados.
  5. Considere a relação entre núcleos e velocidade.
  6. Quanto mais recente, melhor.
  7. Suporte a overclock.

Se você está procurando um notebook acessível que oferece poder de computação superior para um tablet, o Core i3 ™ pode ser ideal para você. No entanto, se você costuma a executar programas que usam muita memória, ou realizar muitas tarefas consecutivas, o i5 pode ser uma opção melhor.

No topo de linha, Intel Core i9 e AMD Ryzen 9
Esses são os notebooks para quem quer apenas o melhor e tem disposição para desembolsar um valor muito alto para isso.

Processadores com maior frequência são capazes de executar mais instruções por segundo, resultando em uma performance mais rápida e eficiente.

Uma velocidade do relógio do processador de 3,5 GHz a 4,0 GHz é geralmente considerada uma boa velocidade do relógio do processador para jogos, mas é mais importante ter um bom desempenho condutor único. Isso significa que sua CPU faz um bom trabalho de compreensão e conclusão de tarefas individuais.

Uma das características mais importantes do processador é justamente o clock. Em geral, afirmamos que a velocidade do clock indica mais agilidade na CPU. Isso pois a velocidade do clock mede o número de ciclos por segundos que a CPU executa. Logo, a velocidade do clock é medida em gigahertz.

Um processador i3 10ª geração da Intel Core é automaticamente considerado melhor que um i3 de nona geração. Não apenas por ser mais atualizado, mas também por trazer otimizações ao produto. Um destaque é a tecnologia hyperthreading, por exemplo, que faz o modelo ter o dobro de threads que seu antecessor.

O i5 é um processador multipropósito que oferece um desempenho sólido em jogos, navegação web e tarefas básicas. O Intel Core i7 tem mais poder de processamento, sendo melhor para jogos de alta performance, criação de conteúdo, edição de arquivos multimidiáticos e aplicativos especializados.

Intel Core i3 10320 – a partir de R$ 1.960
Mais uma vez a solução de vídeo integrada é a Intel UHD Graphics 630, mas neste caso ela pode entregar uma frequência máxima de até 1,15 GHz, o que não deve impactar tanto na experiência. O modelo mais potente da lista é encontrado por aproximadamente R$ 1.960.