Como saber se o filho vai parecer com o pai ou com a mãe?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

A coleta do DNA pode ser feita após o nascimento do bebê, que terá o seu material genético comparado com o do possível pai, via fios de cabelo ou saliva, por exemplo. A forma mais simples de saber quem é o pai do bebê é calculando datas, mas muitos casos se resolvem facilmente depois do nascimento.

App sensação no Brasil, Like Parent responde se usuário é mais parecido com mãe ou pai. Like Parent é a mais nova febre que tomou conta das redes sociais no Brasil. O aplicativo, gratuito para Android e iOS, permite que você adicione as fotos dos seus pais, junto com uma foto sua e as submeta para análise.

Baby / Parents look-alike
O programa também calcula a porcentagem que a criança se parece com os pais a partir de uma foto escolhida pelo usuário – a imagem pode ser tirada na hora ou escolhida pelo álbum do celular.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!

Como saber quem tem a genética mais forte? O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. É importante saber também sobre a existência dos genes dominantes e dos genes recessivos.

Filhos herdam as informações genéticas dos pais e, a partir destes dados, desenvolvem suas próprias características. Basicamente, metade do material genético vem da mãe e outra metade do pai.

Cada um deles induz a produção de tipos ligeiramente diferentes de melanina, uns ligados a pessoas de pele mais clara, outros a pessoas de pele mais escura. Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe.

Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque. Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia.

Logo após o parto o bebê já consegue reconhecer a mãe pelo cheiro. De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Communicative & Integrative Biology o cheiro da mãe é um dos primeiros fatores que faz o pequeno diferenciar a mãe de outros adultos logo após o parto.

Como ajudar seu bebê a pegar a mama

  1. Verifique sua posição para a pega da mama. ...
  2. Estimule o bebê a abrir a boca. ...
  3. Aproxime o bebê do seu peito. ...
  4. Mantenha o bebê bem perto enquanto ele pega a mama. ...
  5. Observe e ouça. ...
  6. Como interromper a pega do bebê na mama.

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

Resumindo: Pai e/ou mãe - AA , todas as combinações terão ao menos um A no material genético, por isso 100% de chance do(s) filho (s) nasceram com olhos escuros.

Normalmente, você pode descobrir o sexo do seu bebê por meio de ultrassom, que pode ser realizado entre a 18º e 20º semana. O técnico de ultrassom vai examinar ... Vários “métodos” prevêem o gênero do bebê com base na barriga de grávida da futura mamãe.