Como saber se o fígado está ruim no exame de sangue?

Perguntado por: ogalvao7 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Sempre que o médico precisa avaliar a saúde do fígado ele começa solicitando um exame de sangue chamado AST, ALT, GGT, albumina, bilirrubina, lactato desidrogenase e tempo de protrombina que facilmente indicam quando este órgão se encontra afetado, porque estes marcadores são muito sensíveis.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Nos casos em que ocorrem lesões comprometendo as células do fígado – chamadas hepatócitos – essas enzimas “vazam” para o sangue, aumentando a sua concentração sanguínea. Isso explica por que as doenças do fígado, que apresentam lesão dos hepatócitos, têm níveis sanguíneos elevados de TGO e TGP.

Em adultos, os níveis normais variam de 40 a 129 U/L nos homens e de 35 a 104 U/L nas mulheres. Como a FA está presente em diferentes tecidos, elevações isoladas nem sempre significam doenças do fígado. Doenças ósseas, do intestino delgado e até mes- mo a gestação podem causar aumento isolado. 01 de Dezembro de 2021.

Resultados maiores que 55 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

Os principais exames para visualizar lesões de fígado são a ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética do abdome. Outro exame útil é a dosagem da alfafetoproteína (AFP), proteína liberada no sangue pela maioria dos tumores hepáticos de natureza maligna.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Número de leucócitos alto no sangue pode indicar de uma infecção ou inflamação e até uma leucemia ou linfoma.

Um resultado anormal de TP ou RNI pode indicar uma doença aguda ou crônica do fígado. Tanto na doença aguda quanto crônica do fígado, a elevação do TP ou RNI geralmente indica progressão para insuficiência hepática. A insuficiência hepática é causada por um distúrbio ou substância que lesiona o fígado.

Um fígado aumentado é geralmente causado por distúrbios hepáticos relacionados ao uso excessivo de álcool, insuficiência cardíaca congestiva, doença de armazenamento de glicogênio, hepatite viral, câncer de fígado e esteatose (gordura no fígado).

A elevação dos níveis de TGO e TGP pode indicar lesão de células do fígado, por infecções, medicamentos, intoxicação, tumores, traumas, dentre outros fatores. A elevação de TGP é mais específica, enquanto a elevação de TGO pode indicar lesão em outros órgãos e tecidos como músculos, rins, cérebro e coração.

A dor no abdômen, especialmente na parte de cima e do lado direito, também pode ser um sinal de problemas no fígado.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

O que significa ter o TGO e TGP alterados? Quando os níveis dessas enzimas estão elevados, pode indicar lesões de células do fígado causadas por infecções, medicamentos, tumores, traumas, intoxicação e entre outros.

Entre os sintomas de elevação nos níveis de TGO e TGP, estão:

  • Perda de apetite;
  • Fraqueza;
  • Náuseas e vômito;
  • Urina Escura;
  • Fezes claras;
  • Icterícia.

O que são TGO e TGP? O TGO pode ser definido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). Por sua vez, o TGP é chamado de transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Conforme dissemos, ambas são enzimas que podem ser dosadas no sangue, mostrando como anda o funcionamento do fígado.