Como saber se o desempenho do meu PC está bom?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

No Gerenciador de Tarefas, você também pode encontrar a guia Desempenho, que fornece dados sobre o uso do seu PC em tempo real. Isso inclui o seu uso de CPU, memória e disco, além de suas conexões Ethernet e Bluetooth.

Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, escreva Segurança do Windows e, em seguida, selecione-a nos resultados. Selecione Desempenho e estado de funcionamento do dispositivo para ver o relatório de estado de funcionamento.

O UserBenchmark é um software que analisa o desempenho do computador e diz como sua performance se compara a de outros PCs do mercado. O relatório leva em conta o rendimento do processador, da memória RAM, da placa gráfica, do HD ou SSD e do sistema operacional.

Por meio do Gerenciador de tarefas do Windows:

  1. Aberto Gerenciador de tarefas (pressione Ctrl+Shift+Esc)
  2. Selecione Aba Desempenho.
  3. Procurar Núcleos e processadores lógicos (Threads)

Como escolher o processador ideal? Veja dicas antes de comprar

  1. Saiba o tipo de uso desejado.
  2. Fique de olho no hardware que você tem.
  3. Avalie a TDP.
  4. Gráficos integrados.
  5. Considere a relação entre núcleos e velocidade.
  6. Quanto mais recente, melhor.
  7. Suporte a overclock.

Para acessá-lo, basta pressionar as teclas Ctrl + Shift + Esc simultaneamente. Clique em "Mais detalhes" para ver a janela com informações completas e, em seguida, acesse a aba "Desempenho". Nela, estão reunidas informações sobre processador, placa de vídeo, armazenamento, conexões e as próprias memórias.

CPU/Processador
Se você está dentro do seu orçamento e não roda seus jogos com as configurações máximas, dois núcleos serão suficientes. Para Full HD; você precisa, no mínimo, de um processador de 2,5 Ghz. Os processadores modernos são classificados como i7 ou i5; i7 é mais poderoso.

Vale dizer que, nesta listagem, o TechTudo considerou como "PC fraco" aqueles que têm placa de vídeo integrada, com processadores dual-core de gerações mais antigas e que demandam menos memória RAM. Nas próximas linhas, confira também as especificações mínimas de cada jogo e descubra se sua máquina é capaz de rodá-los.

Os principais componentes para melhorar a performance são: memórias DDR, HDs, placas de vídeo e SSDs, que ajudam o equipamento a ser mais rápido e consumir menos memória RAM. Mas podemos trocar gabinete, cabos, fonte e cooler também”, explica. As peças têm garantia de um ano ou conforme determina o fabricante.

Uma velocidade do relógio do processador de 3,5 GHz a 4,0 GHz é geralmente considerada uma boa velocidade do relógio do processador para jogos, mas é mais importante ter um bom desempenho condutor único. Isso significa que sua CPU faz um bom trabalho de compreensão e conclusão de tarefas individuais.

O clock de um processador representa o número de ciclos que o chip executa por segundo. É medido em hertz (Hz), geralmente na escala de megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz). Quanto maior a frequência, mais operações um processador pode executar a cada segundo.

Lista com os melhores Processadores de 2023

  • AMD. Ryzen 5 5600G.
  • AMD. Ryzen 7 5800X.
  • Intel. CORE I7-10700K.
  • Intel. CORE I5-10400F.
  • Intel. CORE I9-10900K.

Para resumir: A Intel ainda lidera o mercado de CPUs, oferecendo o melhor equilíbrio entre preço e desempenho. Os gamers certamente vão querer uma CPU da Intel, devido às velocidades de clock single-thread inigualáveis. A AMD está cada vez mais competitiva e seu novo chip Ryzen 9 é a CPU mais poderosa ao consumidor.

Logo, o principal fator que determina a velocidade do processador é o número de clocks que ele consegue realizar por segundo. A unidade de medida utilizada atualmente é o GHz, que representa 1 bilhão de pulsos por segundo.