Qual cabo de rede usar para Internet acima de 100mb?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

CAT5e

O CAT5e recebe esse nome por ser uma versão “enhanced” (melhorado) do CAT5. Ao contrário do seu antecessor, ele consegue atingir até 1000 Mbps de frequência, sendo uma boa opção para quem possui uma conexão com mais de 100 mega de velocidade.

O padrão mais antigo, e também mais simples e barato, é o de categoria 5. Porém, este cabo suporta somente a velocidade de 100 mega de internet. Para utilizar uma velocidade maior, é necessário ter um cabo na categoria 5E, que suporta até 1 giga.

CAT6

Tanto o CAT5e quanto o CAT6 podem gerenciar velocidades de até 1000 Mbps ou um Gigabit por segundo.

Cat6a

Cat6a. A categoria 6a ou ampliada (augmented) suporta frequências de até 500 MHz e possui uma modulação de sinal para evitar perdas e interferências durante a transmissão de dados.

CAT5e

O cabo de rede CAT5e leva esse nome por ser uma versão “Enhanced” (melhorada) do CAT5. Ele é um cabo mais adequado para quem tem conexões acima de 100 Mbps em casa. Isso porque ele consegue atingir 1000 Mbps em transferências, arredondado para a chamada rede Gigabit.

Banda de 5Ghz
Para obter velocidades acima de 100MB via Wi-fi é necessário utilizar a faixa de frequência de 5Ghz , pois ela consegue atingir um nível de transferência de dados acima deste patamar de velocidade.

CAT5 / CAT5e / CAT6
A designação de número descreve quantos dados podem ser transmitidos pelo cabo: o cat 5 chega a velocidades de 10/100 Mbps a uma largura de banda de até 100 MHz. o cat 5e a velocidades de 1000 Mbps e o cat 6 a 10 gigabits por até 250 MHz. O cabo tem pontas RJ45 em ambas as extremidades.

Cabo Rj45

Cabo Rj45 300mb | MercadoLivre

O CAT6 é o cabo padronizado com par retorcido para Ethernet, considerado o cabo mais duro e menos flexível. As transmissões pelo CAT6 atingem velocidades de até 10Gbps em até 100 metros. Este cabo é indicado para empresas que dependem de grandes velocidades de transmissão e do mínimo de interferência.

A partir da introdução acima, o cabo Cat6 oferece desempenho de até 250 MHz, enquanto o cabo Cat7 é classificado para frequência de transmissão de até 600 MHz. O comprimento máximo de cabeamento do cabo de rede Cat6 é de 100m com 1 Gbps, enquanto o Cat7 de 100 m com 10 Gbps.

Naturalmente, o cabo Cat6 pode funcionar na rede Cat5. É retrocompatível com as especificações anteriores, o que significa que pode ser efetivamente usado com a rede Cat5. A partir da introdução acima, os principais componentes entre o cabo Cat6 e o cabo Cat5 são semelhantes.

Em todas as categorias, a distância máxima permitida é de 100 metros (com exceção das redes 10G com cabos categoria 6, onde a distância máxima cai para apenas 55 metros).

Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, ainda usados em algumas redes antigas.

A melhor forma de saber o padrão do equipamento é investigando sua ficha técnica. Plataformas com suporte ao Fast Ethernet vão citar o nome da tecnologia, ou simplesmente 10/100, que faz referência às taxas de transferência suportadas. A mesma coisa vale para identificar um hardware compatível com Gigabit.

O cabo de rede, também conhecido como cabo ethernet, é um item extremamente comum nas instalações de rede de acesso, seja doméstica ou comercial.