Como saber se o celular foi clonado WhatsApp?

Perguntado por: dpinheiro3 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Como saber se meu WhatsApp foi clonado?

  1. Recebimento ou envio de mensagens estranhas. A conta do aplicativo não pode ser instalada em dois celulares ao mesmo tempo, já que é necessário informar um código para a liberação em outro aparelho. ...
  2. Uso do WhatsApp Web. ...
  3. Aplicativos suspeitos.

Quando algum perfil do WhatsApp é clonado, geralmente o usuário consegue perceber rapidamente que coisas estranhas estão acontecendo. O sinal mais comum delas é o envio de mensagens que você não escreveu, ou até mesmo uma mensagem marcada como lida, porém que você lembra que na verdade ainda nem tinha lido.

Para sanar a dúvida, só é preciso clicar em “Ajustes”, escolher a opção “WhatsApp Web” e conferir a lista de aparelhos com sessões ativos. Caso algum aparelho não identificado esteja presente, é preciso desconectar a ferramenta.

Lembre-se de que o WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta e suas mensagens são armazenadas em seu aparelho. Se alguma pessoa acessar sua conta de outro aparelho, ela não poderá ler suas conversas.

Um WhatsApp é clonado quando um cibercriminoso toma posse da conta da vítima sem ela ter conhecimento. Os golpistas ganham acesso à conta real do usuário no mensageiro em outro celular, e conseguem receber e enviar mensagens aos contatos pelo WhatsApp da vítima.

Abra o WhatsApp e toque no nome do contato ou de um grupo; Depois, toque em "proteger conversa" (Chat lock); Ative a forma de bloqueio do chat: "bloquear este chat com impressão digital/senha"; Em seguida, confirme a proteção colocando a senha do celular ou a biometria (impressão digital ou facial);

Em resumo, sim. Nos dispositivos com sistema Android, há uma brecha de segurança recentemente descoberta que permite que o aplicativo da câmera seja invadido e usado para espionar a vítima.

No Android, clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela inicial do WhatsApp. Em seguida, selecione “Configurações”. Selecione "Conta" e, na sequência, escolha a opção “Confirmação em duas etapas” e aperte “Ativar” para inserir uma senha. O WhatsApp também oferece a proteção biométrica.

No Android:

  1. Abra o app e clique nos três pontinhos no canto superior da tela;
  2. Selecione a opção "WhatsApp Web";
  3. Veja os itens que estão conectados e, caso não reconheça algum, desconecte-o.

Como evitar que seu celular seja clonado

  1. Atualize a senha do celular constantemente. ...
  2. Não clique em links suspeitos. ...
  3. Ative a verificação em duas etapas. ...
  4. Evite usar Wi-Fi público. ...
  5. Não compartilhe informações pessoais. ...
  6. Não conceda acesso ao celular em computadores compartilhados.

Para que servem os códigos *#21# e ##002#
Esses números são usados para verificar algumas informações da operadora, contratar serviços ou checar dados do dispositivo (como saber o número IMEI).

Você pode descobrir se seu celular foi grampeado usando o envio incondicional de dados com a ajuda dos códigos IHM. Em redes GSM, disque *#21# para listar, e ##21# para limpar suas configurações de encaminhamento incondicional de dados.