Como saber se o celular é roubado?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Consulte a situação do IMEI

  1. Acesse o site Celular Legal em gov.br/anatel/pt-br/assuntos/celular-legal;
  2. Clique em “Verificar situação”;
  3. Na tela seguinte, clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”;
  4. Digite o número do IMEI e clique em “Consultar”;
  5. Uma mensagem de resposta será exibida na tela.

O primeiro passo de como saber o IMEI do celular é checar o código identificador do aparelho. A forma mais simples para descobri-lo é pelo discador nativo. Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente o número será exibido na tela.

Para consultar o IMEI em celulares Android, acesse o site “Encontre seu dispositivo” e faça login em sua conta Google registrada no celular roubado ou perdido. Irá abrir uma caixa de diálogo, selecione “Aceitar”. Seu celular vai aparecer na barra lateral esquerda do site. Clique em mais informações e acesse o IMEI.

É possível descobrir a localização aproximada do aparelho mesmo após o sistema ser “formatado” (redefinido para os padrões de fábrica). O procedimento, nesse caso, seria através do IMEI, o número único de identificação do aparelho que é fornecido às operadoras.

Acesse appleid.apple.com em um navegador. Inicie sessão com o ID Apple que você usa no dispositivo. Selecione a seção Dispositivos. Para ver o número de série e o IMEI/MEID, selecione o dispositivo.

Posso rastrear o celular pelo IMEI? Não é possível rastrear um celular pelo IMEI. O código é utilizado pela operadora de celular só para realizar o bloqueio de rede de telefonia. Assim, o aparelho deixa de funcionar com chips da Claro, Vivo, TIM e qualquer outra empresa.

O que acontece quando bloqueio o IMEI do celular? Ao ter o IMEI bloqueado, o aparelho celular fica impedido de se conectar às redes móveis. Sendo assim, quem roubou seu smartphone não consegue fazer ligações, enviar SMS ou utilizar internet móvel, visto que o dispositivo não conseguirá sinal 2G, 3G, 4G ou 5G.

Entre no site da Anatel IMEI e clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”. Na próxima tela, digite o número IMEI do seu celular no espaço indicado.

É que, quando se registra o IMEI (número de identificação do aparelho), a polícia pode encontrar seu telefone se ele for roubado, devolvendo-o para você. Funciona assim: depois que você se cadastra, a SDS fica com os seus dados e os do celular registrados no sistema.

A Anatel vai bloquear aparelhos não homologados, o que não é o caso do Chromecast. Um Chromecast espelha o sinal do celular na TV. Caso o sinal espelhado seja legal, não há problemas. Mas se o usuário espelhar um sinal vindo de um servidor pirata, isso será afetado.

A resposta simples é: mais ou menos. O Google e a Apple oferecem serviços próprios de rastreio de celulares perdidos e eles possuem opções que permitem saber a localização de um aparelho antes dele ser desligado. No entanto, você precisa acionar essa função manualmente para ter acesso ao recurso.

Infelizmente, não é possível rastrear o celular após ele ter sido formatado. Isso porque, ao apagar todas as informações do aparelho, a conta deixa de estar sincronizada com o dispositivo, impossibilitando que seja vista a localização em tempo real.

O WhatsApp em si não oferece uma forma de rastreamento para aparelhos, mas existe uma alternativa para tentar fazer isso. A maneira de rastrear celular roubado pelo WhatsApp é através da localização em tempo real que você pode compartilhar nas conversas pelo aplicativo, seja com alguém ou em um grupo.

Digite o número de série do telefone no campo IMEI e aperte “Consultar”. 4. Se o Android for homologado pela Anatel e não tiver pendências, aparecerá a seguinte mensagem: “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”. Caso o número seja inválido, significa que pode ser uma réplica.

Não é possível rastrear celular pelo IMEI se ele estiver desligado. É preciso que ele esteja ligado e conectado a uma rede. No entanto, se você possuir o IMEI anotado, poderá ir até uma delegacia da Polícia Civil e fazer um Boletim de Ocorrência em caso de roubo.

A melhor opção para rastrear um iPhone em caso de perda ou furto é com o aplicativo Buscar. Disponível para todos os aparelhos da Apple, a ferramenta informa a localização exata do dispositivo conectado à internet e oferece opções para encontrá-lo até mesmo quando desligado.