Como saber se o celular e a prova da água?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Para ser considerado à prova d'água, um celular deve ter certificação IP com o último número 7 ou 8. O primeiro número protege contra imersão de até 1 metro em água doce, por até 30 minutos.

A certificação IP do seu celular e o que ela significa
A certificação IP determina o grau de proteção do celular. O indicador é sempre acompanhado por dois números, como IP67, IP68 e afins. O primeiro está relacionado à resistência à poeira; o segundo, à resistência à água.

A diferença entre o relógio à prova d'água e resistente à água está baseada no período de tempo e na pressão de líquido que a caixa do relógio consegue suportar. Muitas vezes os termos são usados como sinônimos, por isso, fique atento à quantidade de atmosferas ou ATM que o item é capaz resistir.

  • Novo. Galaxy Z Flip5.
  • Novo. Galaxy Z Fold5.
  • Novo.
  • Novo.
  • Galaxy S23 Ultra 5G.
  • Galaxy S23 | S23+ 5G.
  • Novo. Galaxy M34 5G.
  • Galaxy Book3 Ultra.

Agora, a empresa divulgou um pequeno teaser do Xiaomi 13 Pro, revelando que o dispositivo será a prova d'água.

Além do intermediário, a gigante chinesa lançou dois topos de linha com certificação IP68, que são o Mi 11 Ultra e Mi 11 Pro.

  1. Retirar o aparelho o mais rápido possível.
  2. Desligar o celular.
  3. Cuidado para não espalhar a água ao secar.
  4. Retirar a bateria, o cartão SD e o cartão SIM.
  5. Inicie os “primeiros socorros”
  6. Colocar no arroz.
  7. Colocar no sol.
  8. Outras formas de absorver umidade.

Mais um modelo Samsung na lista do melhor celular à prova d'água, o Galaxy S23 é o modelo mais simples da linha premium de última geração. E isso não quer dizer que não é um ótimo aparelho, pelo contrário. Seu grande destaque é o chip Snapdragon 8 Gen 2, um dos melhores do momento.

Com certeza a nova geração é. O iPhone 14 possui certificação IP68, que suporta uma profundidade máxima de 6 metros por até 30 minutos. Ele conta ainda com suporte ao 5G e o chip A15 Bionic, o mesmo da 13ª geração.

Lavar com sabão
Isso pode fazer com que as borrachas e outros mecanismos de vedação sejam danificados, vazando água para dentro do celular. O uso pontual de sabão pode não estragar o smartphone de imediato – nos testes do TechTudo, por exemplo, os aparelhos nunca foram danificados ao entrar em contato com sabão.

Esses aparelhos costumam vir com certificação IP67 ou IP68 e podem ser mergulhados em água. Porém, há um tempo limite e profundidade específica para isso. De qualquer forma, essa proteção funciona mais como uma garantia em casos de acidente e não é recomendado ficar submergindo o celular.