Como saber se meu nome aprova financiamento?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Uma das formas de consultar financiamento pelo CPF é através do Registrato, uma ferramenta totalmente gratuita do Banco Central. Ele permite que o cidadão consulte se há contas, financiamentos, empréstimos ou qualquer outro tipo de dívida ligada à crédito atrelada ao CPF ou CNPJ.

Acesse o site ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play (para celulares Android) e na App Store (para aparelhos com sistema iOS). Cadastre uma senha e faça login. Pronto! Na tela inicial, você já poderá consultar a sua pontuação.

Então, para fazer uma consulta no banco de dados desta instituição, você pode seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Clique em “Consultar CPF”;
  3. Cadastre-se;
  4. Se já possuir o cadastro, basta entrar com seu login e senha;
  5. Clique em “Meu CPF” e verifique se há alguma pendência.

Não conseguir pagar as parcelas, ter dívidas em aberto e ter restrições no CPF são algumas das principais razões para a reprovação de um financiamento.

Não é uma regra rígida, mas podemos dizer que a partir de 700 pontos de Score haverá maior facilidade de conseguir financiar um carro. Isso porque o Score acima de 700 é considerado excelente.

Banco Santander

O Banco Santander informa que sua análise de crédito é uma das mais rápidas do mercado. De acordo com o banco, a resposta sai na hora, porém depende da apresentação da documentação.

Portanto, é muito importante saber o que os bancos consultam em geral. Ou seja, se eles consultam o score de crédito da Serasa, Quod ou o da Boa Vista na hora da análise de crédito.

No momento em que você está com o “nome sujo”, negativado por alguma dívida pendente, é praticamente impossível conseguir financiar imóvel. Como uma das etapas é a verificação de crédito, os bancos dificilmente liberam uma aquisição de bem com valor agregado tão alto para quem está com pendências.

É bem difícil conseguir um financiamento quando se está negativado, mas não é impossível, pois existem instituições financeiras menores e mais novas no mercado que fazem a liberação do valor mesmo quando o consumidor tem restrições no CPF.

Recomendamos entrar em contato diretamente com a instituição financeira, mas saiba que ela não é obrigada a informar o motivo da recusa. Apesar de não ser garantia absoluta de crédito, o Score geralmente é um fator decisivo na análise das instituições financeiras.

A partir de 700 pontos, pode-se considerar uma pontuação boa. Os fatores que podem influenciar a pontuação são, principalmente, a situação do CPF e o histórico de pagamentos.

Veja os 5 motivos mais comuns para reprovação do financiamento

  1. 1 – Ter nome sujo/negativado. ...
  2. 2 – Score negativo. ...
  3. 3 – Não ter renda compatível com o financiamento. ...
  4. 4 – Ter outros financiamentos que comprometam a renda. ...
  5. 5 – Problemas com a Receita Federal.

A única forma de aumentar a pontuação é pagar as contas em dia. Por isso, desconfie sempre de pessoas que pedem dinheiro em troca de serviços para aumentar o score. Isso não é possível nem permitido. Aliás, o Serasa Score é um sistema gratuito.

Ter o número do CPF na nota fiscal não influencia a pontuação do Serasa Score. Este usa outras informações relevantes para a análise de crédito, como dívidas negativadas, consultas ao CPF feitas por terceiros, contratos e pagamentos de crédito.

Mas afinal, quanto tempo demora para um banco aprovar um financiamento? De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio de liberação é de 40 dias. A Caixa Econômica Federal, que responde por 70% do total de financiamentos, costuma pedir 10 dias de prazo.

Por exemplo, se você financiar 30 mil em 48 meses (4 anos) com uma taxa de juros de 2,5% ao mês, o valor das parcelas será de aproximadamente R$ 880,00.