Qual o valor de score baixo?

Perguntado por: gmenezes . Última atualização: 2 de julho de 2023
/ 5 3 votos

O Serasa Score é dividido em quatro faixas de classificação, que indicam o risco de inadimplência. Score muito baixo: de 0 a 300 pontos. Alto risco de inadimplência. Score baixo: de 301 a 500 pontos.

Score baixo do CPF é aquele que se encontra na faixa vermelha, entre 0 e 300 pontos. Um score baixo é prejudicial, na medida em que dificulta que o consumidor tenha acesso a crédito, já que é considerado pelo mercado um mau pagador.

Qual é o Score bom para crédito? O Score bom para crédito – ou seja, a pontuação que aumenta as chances de conseguir empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito – é a que está acima de 501 pontos, sendo a pontuação ideal acima de 701 pontos.

O Score sempre aumenta logo após o pagamento da dívida
O pagamento e a regularização das dívidas tendem a aumentar a pontuação, mas pode levar um tempo para que ela suba. Não há "fórmula mágica" para aumentar o Serasa Score rápido. Por isso, quanto antes você quitar dívidas, melhor para a pontuação.

Não existe uma data definitiva para a atualização do Score, o que há é a tendência de subida conforme mudanças positivas no comportamento financeiro. Por isso, é difícil definir com exatidão quanto tempo demora para aumentar o Score, pois pode acontecer a qualquer momento.

Os principais bancos que podem aprovar cartão de crédito com score baixo são: Banco Inter, Digio, Neon, Santander SX e BMG.

Vale ressaltar que os bancos podem consultar as suas informações em qualquer birô de crédito que tenham vínculo. Portanto, eles podem fazer a consulta no Serasa, Quod, no Boa Vista e SPC, mas é mais comum que essa consulta seja feita em apenas um birô.

A única forma de aumentar a pontuação é pagar as contas em dia. Por isso, desconfie sempre de pessoas que pedem dinheiro em troca de serviços para aumentar o score. Isso não é possível nem permitido. Aliás, o Serasa Score é um sistema gratuito.

Quanto mais dados sobre pagamentos feitos em dia no CPF, melhor para o Serasa Score. O cancelamento do Cadastro Positivo pode impactar negativamente a pontuação. Se o consumidor não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, também pode ter a pontuação mais baixa do que poderia.

Meu score caiu do nada, e agora? Se a sua pontuação score caiu do nada, é hora de conferir seus hábitos financeiros: essa queda na nota pode ter acontecido por causa de atraso no pagamento de contas, dívidas em aberto, ou mesmo pedir repetidamente novos cartões de crédito e empréstimos.

O ideal é manter o Score o mais alto possível – acima de 500 pontos ele já é considerado bom. O fato é que, quanto mais alto o Score, maiores serão as chances de ter um financiamento aprovado, seja de moto, seja de carro.

Assim como cada pessoa tem uma tendência maior ou menor ao risco, os bancos também têm políticas diferentes. Um deles pode ter um valor mínimo mais alto ou mais baixo. Normalmente, no entanto, consideramos que um score de 700 é um ótimo valor para quem quer financiar um carro.

Verdade: não existe nenhum aplicativo ou empresa que possa aumentar o Serasa Score. Não existe nenhum tipo de cobrança de taxa para aumento da pontuação. Isso é golpe.

Ter o número do CPF na nota fiscal não influencia a pontuação do Serasa Score. Este usa outras informações relevantes para a análise de crédito, como dívidas negativadas, consultas ao CPF feitas por terceiros, contratos e pagamentos de crédito.

O Score não subiu
Será necessário demonstrar que o comportamento mudou e que a pontualidade é permanente. Quanto mais tempo o consumidor mantiver esse novo comportamento, de pagar em dia suas contas, melhor. Assim, nos próximos meses, os credores poderão reavaliar o risco de conceder crédito.

Durante muito tempo esse dado ficou restrito às empresas, mas, agora simples mortais como eu e você já podemos descobrir o nosso SCORE e esfregar na cara da sociedade que temos o SCORE de 1.000 (apenas 20 pessoas tem SCORE de 1.000 no Brasil, se você é uma delas, comente aqui).