Como saber se está grávida?

Perguntado por: iespinosa . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Como eu sei que estou grávida? Conheça os principais exames

  1. Beta HCG. Trata-se de um exame de sangue capaz de detectar a gravidez logo no início, com cerca de 5 dias de atraso menstrual. ...
  2. Teste de farmácia (urina) ...
  3. Ultrassonografia do útero (ultrassom obstétrico)

Os sintomas de enjoos, vômitos e sensibilidade nas mamas são frequentes desde o início da gravidez. Porém, sinais como a percepção de movimentação fetal e a palpação abdominal do bebê tendem a ser achados mais tardios na gravidez (entre 20 e 22 semanas).

Testes de gravidez caseiro é confiável? Especialistas alertam para o fato de que os testes de gravidez caseiros não têm comprovação científica alguma e podem, inclusive, trazer riscos à saúde.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez.

Como funciona o teste de gravidez via saliva
O kit inclui um swab para coleta, que deve ser rotacionado pela saliva do interior da boca por 90 segundos e então inserido na unidade analítica. De 5 a 15 minutos depois, o resultado já fica disponível — simples assim.

No início da gravidez, já na sexta semana, a mulher apresenta maior frequência miccional devido à ação do hormônio progesterona, presente também no trimestre final da gestação. São comuns e frequentes as idas ao banheiro. A gestante fica com a sensação de que sua bexiga está cheia, mas a quantidade de urina é pequena.

O aplicativo Como Saber Se Estou Grávida, disponível para celulares Android, promete ajudar na hora de você “descobrir” uma gravidez. Pelo app, que tem download grátis, o usuário tem acesso a uma série de conteúdos informativos que servem como indicativos sobre uma gestação.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

A 1ª das 12 semanas da gravidez tem a sonolência mais forte. Isso porque o corpo sofre mais alterações nessa fase, como o pico hormonal e o crescimento da placenta. É comum que algumas gestantes apresentem queda da pressão arterial, o que também traz a sensação de fadiga.