Como saber se é anemia ou leucemia?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os sintomas da anemia são: fadiga, mal-estar, tontura, dor de cabeça, palidez, falta de ar e unhas quebradiças. Já os de leucemia são: febre, fadiga, infecções frequentes, perda de peso sem motivo aparente, hematomas recorrentes, dor nos ossos e suor noturno.

Isso não significa que uma doença causa a outra, na verdade, a anemia pode ser um sintoma da leucemia. A anemia e a leucemia podem ser diagnosticadas pelo mesmo exame: o hemograma. A diferença é que, na leucemia, são necessários outros exames para confirmar realmente se existem células malignas circulando pelo corpo.

Mesmo que anemia não seja tratada adequadamente, não há nenhum risco dela virar leucemia nem a curto nem a longo prazo. O inverso, porém, pode ocorrer.

A mielofibrose se encaixa no grupo das neoplasias mieloproliferativas crônicas, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela se desenvolve devido a mutações genéticas que ocorrem nas células-tronco, fazendo com que elas passem a se diferenciar e renovar de forma defeituosa.

gânglios linfáticos inchados principalmente nas regiões do pescoço e axilas, mas sem dor; desconforto no abdômen (por conta de inchaço do baço ou fígado); dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação, no caso das células malignas atingirem o Sistema Nervoso Central (SNC).

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

Imunofenotipagem. A imunofenotipagem é o estudo das proteínas expressas pelas células. É usado para determinar o tipo ou subtipo de leucemia. A imunohistoquímica e a citometria de fluxo são os dois métodos mais comuns usados ​​na imunofenotipagem para leucemia.