Como saber se a tela do celular quebrou ou a película?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Para verificar se foi a película ou o display do telefone móvel que foi danificado você pode tentar observar a tela do aparelho de perto, sob a incidência de luz. Deste modo é possível que você consiga ver um tênue brilho ressaltado pela luz, onde seria a divisa da película com o display.

Use as extremidades que ficaram sem proteção como parâmetro para saber se o que trincou foi a película ou o vidro do seu celular. Se as laterais da tela que não têm proteção estiverem com pequenos trincos, pode indicar que o dano foi além da película e também acabou atingindo o vidro do celular.

Assim que a película do celular trinca ou fica estilhaçada, o ideal é removê-la rapidamente e colocar uma nova, para deixar seu celular protegido novamente contra possíveis quedas. Procura sempre uma película resistente, que ofereça garantia e procedência, para proteger o seu smartphone.

A película de vidro trincada perde completamente sua resistência, e pior, irá interferir no touch do seu aparelho, gerando acionamentos indesejados e até o aquecimento do mesmo.

Os preços variam de R$ 12 a R$ 40.

Não há como saber quanto tempo a tela continuará funcionando nessas condições. Uma tela rachada que você deixa de consertar hoje, pode significar ter o aparelho totalmente bloqueado numa situação importante de trabalho, ou até numa emergência, no dia seguinte.

A película de hidrogel é mais maleável, absorve parte do impacto em uma eventual queda e é mais difícil de quebrar, justamente pelo material que é feito. Já a película de vidro tem baixa absorção de impacto e quebra mais fácil em caso de quedas.

A película de cerâmica é a mais moderna para proteger seu celular! Assim como os demais modelos, de vidro ou de hidrogel, ela é a responsável por evitar danos acidentais contra a sua tela, como riscos, arranhões e trincados.

Pasta de dente é prejudicial para a tela do celular
Um revestimento essencial para evitar as marcas de dedos no smartphone e o acúmulo de ainda mais manchas em sua superfície.

Sim, mas atenção. O importante é saber que esse material que será colocado sobre outra película perde sua garantia de fábrica por sofrer reação na sua composição de cola decorrente do material de proteção da película antiga. Temos diversos clientes que por necessidade solicitaram esse tipo de trabalho.

Geralmente, quando existem rachaduras na tela mas o touch está funcionando bem, o problema está no vidro que protege a tela. Agora, se a sensibilidade da tela ao toque está ruim ou se existem manchas, provavelmente o dano está na tela do celular.

Risco à saúde do próprio usuário
Já as telas com profundas rachaduras podem trazer riscos para a saúde do usuário, pois existem chances do vidro trincado deixar fragmentos nas mãos, rosto, boca e até nos olhos, causando ferimentos, cortes e infecções por fungos e bactérias das sujeiras presentes no aparelho.

Utilize pasta de dente branca (não use pastas em gel) e com um pedaço de algodão ou cotonete aplique a pasta na tela sem forçar muito por cerca de 5 minutos. Então limpe a tela do celular até que não reste nenhum resíduo de pasta de dente. Caso ainda tenha algum riscado, repita o processo apenas mais uma vez.

A película de vidro temperado é uma melhor versão do tipo convencional. Ela é capaz de resistir a quedas mais intensas, e impactos mais diretos. Por isso, ela protege mais o celular contra um possível dano.

20 anos

Nas condições corretas, a película pode durar por 20 anos ou mais, dependendo de um número de fatores. Incluindo a condição da janela onde a película foi instalada, a qualidade do material utilizado, qual direção a janela está posicionada e o clima local.

Normalmente, essas películas não possuem um “prazo de validade” impresso em sua embalagem. Por isso, especialistas recomendam que a troca seja realizada sempre que elas quebram ou racham.