O que não se pode misturar com água sanitária?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

A água sanitária misturada com amoníaco ou desinfetantes que apresentam esta substância química em sua composição pode agredir o sistema respiratório. O amoníaco em grandes quantidades é potencialmente explosivo e tóxico.

A regra básica é nunca misturar água sanitária com nenhum outro produto. Conheça algumas misturas perigosas que você pode estar fazendo em casa.

Misturar água sanitária com outros produtos de limpeza
Seja com detergente, álcool, desinfetante, sabão em pó, vinagre etc.

Efeitos tóxicos
Água sanitária + vinagre Produz um gás tóxico de cloro Queimaduras químicas, principalmente nos olhos e nas vias aéreas, do nariz até os pulmões. Amônia + água sanitária Produz vapores tóxicos de cloramina A inalação desses vapores pode causar danos respiratórios e queimaduras na garganta.

A água oxigenada é o material mais acessível de todos para a neutralização da água sanitária.

Água sanitária e sabão podem levar a desmaio. Bicarbonato e vinagre causam até explosão. Já sentiu mal-estar no banheiro, aquela sensação de tontura, cansaço, dor de cabeça, logo depois da faxina? Pois é, se você costuma misturar água sanitária e sabão em pó na limpeza, essa pode ser a explicação.

Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas. Assim, a mistura desse produto com a água sanitária leva à formação das cloroaminas, que prejudicam as vias respiratórias.

A mistura de água sanitária com sal pode mudar a rotina de limpeza da sua casa! Tudo ficará muito mais limpo, e você ainda economiza bastante ao longo do processo. Mas, você sabe como preparar? Aprenda a preparar essa solução e onde usar na sua casa.

Ao misturar a dipirona na água sanitária, observa-se. uma coloração azul. Essa coloração é causada pela. oxidação da dipirona causada pelo hipoclorito.

Sabão em pó
Erro comum: misturar o produto com água sanitária é altamente perigoso, pois pode formar uma fumaça tóxica. Além disso, o sabão em pó é bastante utilizado na lavagem de pisos, o que é contraindicado, já que o material causa corrosão nos revestimentos.

Água sanitária com outros produtos de limpeza
Como é o caso do desinfetante, do detergente, do limpa vidros e da água oxigenada. No geral, eles não devem ser usados juntos, pois sua união produz gases tóxicos que podem prejudicar principalmente o sistema respiratório, os olhos e a pele.

Misturar vinagre com bicarbonato de sódio
Mas um perigo que você precisa saber é que a mistura dos dois ingredientes não pode ser armazenada em um recipiente ou frasco fechado. Juntos, eles formam o acetato de sódio. Você pode observar a produção de uma espuma e ela precisa de espaço para se formar.

Água sanitária e álcool
A partir disso, é possível imaginar o efeito da mistura com o álcool. Como a água sanitária é um abrasivo muito forte, ela acaba sendo o pior produto para se misturar.