Como saber se a conta foi hackeada?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Sinais de um Instagram hackeado

  1. Mudanças nas informações de login. ...
  2. Nome de usuário diferente. ...
  3. Foto de perfil alterada. ...
  4. Nova bio. ...
  5. Fotos e publicações estranhas. ...
  6. Presença de mensagens suspeitas.

Se você não tem mais acesso ao seu Instagram, significa que o hacker trocou a senha e te desconectou da rede social. Alguns invasores mantêm suas informações pessoais como e-mail e número de telefone, enquanto outros já alteram esses dados, dificultando ainda mais a recuperação da conta.

Obtenha ajuda para entrar”. Logo após, preencha os dados com a conta que foi hackeada e toque na opção “Preciso de mais ajuda”; informe a conta de e-mail que estava vinculada ao perfil, marque a opção “Minha conta foi invadida” e “Enviar Solicitação”.

Embora a palavra raquear não se encontre dicionarizada, já apresenta algum uso e poderá ser um possível aportuguesamento do verbo em inglês to hack. Algumas pessoas preferem o verbo raquear por respeitar as regras ortográficas e fonéticas da língua portuguesa, o que não ocorre com o verbo hackear.

O registro também pode ser feito na Delegacia Virtual (Devir), do endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/. A autoridade policial também ressalta que a mesma orientação é válida para os contatos do proprietário da conta hackeada, que tenham sido vítimas de possíveis golpes.

Se sua conta foi hackeada, significa que alguém roubou sua senha e pode estar usando sua conta para acessar suas informações pessoais ou enviar lixo eletrônico.

Hackers são pessoas que se dedicam intensamente a solucionar problemas e criar soluções que envolvem tecnologia, computação e informática.

Atividades suspeitas na sua conta: veja se há mensagens estranhas enviadas no seu nome, mensagens que foram visualizadas sem você ter visto ou outras atividades incomuns na sua conta. Se isso acontece, há boas chances de que seu WhatsApp foi clonado.

A primeira opção para quem deseja consultar a existência de antecedentes criminais sobre uma pessoa é acessando o site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O portal é bem simples e objetivo, e com ele é possível emitir o atestado imediatamente.

Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. Pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Existem outros serviços para fazer essa verificação. É o caso do IMEI24 (imei24.com) e o IMEI.info, que funcionam de maneira similar ao serviço da Anatel: basta digitar o código e pesquisar. Vale ressaltar, porém, que nem sempre esses serviços são exatamente precisos.

Lentidão ou travamentos: se o celular está apresentando lentidão ou travamentos constantes, isso pode ser um aplicativo usado em segundo plano por um hacker. Consumo excessivo de dados: caso o consumo de dados do celular aumente de forma exagerada, sem motivo aparente, fique alerta.

Hackers profissionais podem usar produtos de software especiais para pesquisar dispositivos móveis vulneráveis com uma conexão Bluetooth operacional. Esses tipos de hackeamento são feitos quando um hacker está próximo ao seu telefone, geralmente em uma área populosa.

Em caso de celular clonado pelo IMEI, a Anatel recomenda entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio da linha. Da mesma forma, quando a clonagem é feita por aplicativos espiões ocultos, a solução é identificar e desinstalar o programa. É possível ainda formatar o aparelho.

Aviso de conta clonada do WhatsApp
Então, se alguém conseguiu acesso e autenticou a sua conta em outro aparelho, você deve receber um aviso de que o seu número está sendo usado em outro lugar. Ou seja, alguém tentou registrar o mesmo número que você ainda usa. A mensagem pede para você verificar seu aparelho.