Como saber o último dígito do RG?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

os oito primeiro dígitos são o número base; o nono dígito define a região fiscal; o penúltimo dígito é o dígito verificador módulo 11 dos 9 dígitos anteriores; o último dígito é o dígito verificador módulo 11 dos dez dígitos anteriores.

De forma resumida, o dígito verificador é o número que sempre fica após o hífen. Você pode vê-lo no final da sua conta bancária, RG, CPF e outros documentos.

Os RG sem o dígito verificador estão desatualizados, motivo pelo qual os sistemas recusam. É necessário que o usuário providencie um novo documento, com a inclusão do dígito, junto aos órgãos competentes de seu município.

O Dígito verificador (dígito que vem após o traço) é um mecanismo de autenticação utilizado para verificar a validade e a autenticidade de um valor numérico, evitando dessa forma fraudes ou erros de transmissão ou digitação.

Para saber como consultar o número do RG pelo CPF é preciso acessar o Meu INSS, da Previdência Social, pelo site ou pelo aplicativo (disponível em iOS e Android). Lá estão muitos dados cadastrados no governo e é o jeito mais simples de ter o número do RG de forma rápida.

 Número do RG (formado pelo ano de expedição com 2 ou 4 dígitos)  + nº do RG (6 dígitos).

Não se preocupe: a rotina contempla essas situações. Os dígitos de UF correspondem a: 01-SP, 02-MG, 03-RJ, 04-RS, 05-BA, 06-PR, 07-CE, 08-PE, 09-SC, 10-GO, 11-MA, 12-PB, 13-PA, 14-ES, 15-PI, 16-RN, 17-AL, 18-MT, 19-MS, 20-DF, 21-SE, 22-AM, 23-RO, 24-AC, 25-AP, 26-RR, 27-TO e 28-Exterior(ZZ).

O que colocar quando a agência do banco não tem dígito? Quando a agência do seu banco não tem dígito, você deve completar preenchendo com o número 0. Por exemplo, caso sua agência seja o número 1234, ao realizar uma transferência, você pode preencher 1234-0.

Como encontrar o número do RG pelo CPF no PC

  1. Acesse meu.inss.gov.br;
  2. Entre com seu CPF e senha;
  3. Acesse a página com suas informações e depois o campo “Meu Cadastro”;
  4. Em “Dados Cadastrais”, role a página até o campo “Documentação” para encontrar seus dados pessoais;;
  5. Os dados referentes ao RG estarão em “Identidade”.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o RG segue o modelo mais comum no país: oito algarismos mais um dígito de confirmação, o tipo 12 345 678-9. A diferença entre os dois estados é o órgão emissor do documento: em São Paulo, é a Secretaria da Segurança Pública. No Rio, é o Departamento Estadual de Trânsito.

Assim como o RG, CPF ou CNPJ, sua conta possui um dígito final que aparece depois do traço. Esse número, que é popularmente chamado de dígito da conta, é o dígito verificador e tem um importante papel na proteção das suas transações.

O último, chamado de dígito verificador, é um valor de segurança, obtido a partir dos doze dígitos anteriores. Esse dígito é obtido a partir de operações simples realizadas com os doze primeiros dígitos (SÁ, 2012).

2ª Via Fácil

  1. Acesse o site da Polícia Civil.
  2. Insira o número do seu Registro Geral (RG) e outros dados solicitados.
  3. O sistema vai informar se você pode solicitar a 2ª Via Fácil - nesse caso, basta seguir as orientações.

Dígito Verificador X, o que fazer? Comumente, o Dígito Verificador é formado por apenas um número. Porém, isto não é uma regra. Em alguns bancos, pode-se ter dois destes algarismos.

Ao acessar o portal, clique na opção “Meu Cadastro”, no canto superior esquerdo; Ao clicar, a página seguinte vai exigir todas as informações pessoais; Localize a seção “Documentação”; Por fim, o número do RG online consta como “Identidade”, além de exibir o órgão emissor e data de emissão.

Entre no site do INSS e realize o login do CPF. Em “Serviços” selecione “Extrato de Contribuições (CNIS)”. Clique em “Dados Cadastrais” e busque por “Documentação”. Acesse as informações referentes ao RG no campo “Identidade”.