Como regularizar a sua situação junto ao Enade?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

IMPORTANTE: o processo de regularização deverá ser feito diretamente junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No site você encontrará todas as informações e procedimentos. Em caso de dúvidas, você também pode consultar o coordenador de seu curso.

Como promover a regularização do Enade? Os inscritos que não comparecerem na data da prova podem regularizar a situação por meio de dispensa da realização da prova requerida em data divulgada pelo Inep no Sistema Enade.

O estudante deve verificar se está inscrito no site do ENADE. Caso esteja convocado, basta preencher o cadastro, responder o formulário de avaliação, no próprio site, e comparecer no dia e horário no local designado para a realização da prova.

Entre as situações previstas como justificativas de ausência estão: acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, bem como compromissos profissionais e privação de liberdade.

Se não realizou a prova do Enade e tenha perdido o prazo para solicitar dispensa, você está com o status de irregular e não poderá colar grau até a Instituição receber o Relatório de Regularidade do INEP (previsto para 01 de agosto de 2024).

Basta acessar o Sistema Enade e anexar o arquivo. Caso a justificativa seja por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade ou de ato de responsabilidade da IES, o procedimento de dispensa de prova será realizado pela instituição de ensino.

O estudante pode acessar o Sistema Enade e apresentar recurso com a inclusão de justificativas e documentações complementares, quando necessário. — Solicitação de dispensa por motivos de compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado no Enade ou por ato de responsabilidade da instituição, indeferida pelo Inep.

Plantão esclarece dúvidas de participantes sobre o exame
Basta o candidato ligar para 0800-616161. Este ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal.

As inscrições para o Enade 2023 vão até 31 de julho. O processo é feito pelos coordenadores de curso que devem enviar, no ato da inscrição, o CPF de todos os estudantes ingressantes e concluintes habilitados para o exame deste ano, conforme cadastrado na Receita Federal. É preciso ainda informar os dados acadêmicos.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o ...