Como refinanciar veiculo?

Perguntado por: mmello . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Para solicitar o refinanciamento de veículo, você precisa enviar seus dados pessoais mais os do veículo, além de comprovante de residência. Pode ser ainda que a instituição financeira peça para trazer outros papéis, como extrato bancário e holerite, para fazer uma consulta de renda.

Normalmente são exigidos: RG, CPF, comprovante de renda e de residência e documentação do veículo. Além disso, todas as questões envolvendo o automóvel devem estar em dia, como IPVA, multas, CRLV e CRV. Depois, será feita a análise de crédito, em que a instituição verifica se o empréstimo pode ser aprovado.

Em quase todas as situações, o refinanciamento é uma boa alternativa. Por exemplo, para trocar dívidas caras por uma muito mais barata, com juros menores. Porque pagar altas taxas do cheque especial, que giram em torno de 13% ao mês, se você optar por 2,43% ao refinanciar veículo.

A taxa de juros do refinanciamento de veículos Bradesco geralmente é informada somente após análise de crédito, pois o perfil de crédito do solicitante é um dos fatores que interferem no valor do empréstimo. No entanto, a média de juros varia entre 4,22% e 4,62% ao mês, dependendo das características do veículo.

É possível sim refinanciar um veículo alienado, mas só se você fizer o empréstimo com o mesmo banco pelo qual financiou o veículo. Dizemos que um veículo está alienado quando ele é comprado através de financiamento. Ou seja, o carro pertence a você, mas, se não conseguir pagar todas as parcelas, o banco pode tomá-lo.

Quantas vezes posso refinanciar meu veículo? Geralmente, os credores não impõem um limite máximo de uso de um veículo como garantia de refinanciamento. No entanto, vale lembrar que o automóvel poderá ser refinanciado somente após o pagamento completo do empréstimo anterior.

O refinanciamento é uma modalidade de crédito, onde você entrega um bem como garantia do pagamento. Ou seja, quando refinanciar o veículo, você conseguirá uma taxa de juros inferior, quando comparado com um financiamento ou empréstimo tradicional, já que o banco ou instituição tem a certeza de que a dívida será paga.

Não existe uma regra absoluta sobre a quantidade de parcelas pagas necessárias. Mas, de maneira geral, as instituições financeiras costumam aceitar os pedidos de refinanciamento com pelo menos entre 15% e 30% das parcelas acertadas.

A solicitação de refinanciamento de veículo para quem está com restrição no CPF é feita da mesma forma que os demais consumidores. No entanto, é importante ressaltar que o processo é considerado mais burocrático, se comparado às modalidades que não incluem um bem como garantia.

Faça a amortização das parcelas.
Neste caso, para reduzir as parcelas, você irá optar pela amortização de juros, e assim certamente pagará prestações mais baratas. Procure o banco ou financiadora com a qual você assinou o contrato de financiamento de veículo e busque informações a respeito da amortização de parcelas.

Para reduzir os valores pagos pelo financiamento do carro, você pode quitá-las de maneira antecipada. Dessa forma, é possível reduzir ou eliminar juros que incidiriam sobre elas ao longo do tempo. Com isso, diminuirá o saldo em aberto, podendo também reduzir as parcelas restantes e o tempo de quitação.