Como podemos ser plurais na sociedade?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 15 votos

Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados.

Por sociedades plurais entende-se a presença, numa mesma sociedade, de culturas diferenciadas e a existência de identidades nacionais, étnicas, religiosas ou rácicas distintas.

Quando indivíduos não aceitam as diferenças do outro, ocorre a exclusão social e a violência. Isso pode levar a conflitos e até mesmo à guerra. A intolerância e o extremismo são prejudiciais para a convivência pacífica entre diferentes grupos e impedem o desenvolvimento de uma sociedade pluralista.

Pluralidade é um substantivo feminino da língua portuguesa que significa algo que possui em grande quantidade, o mais amplo, geral e múltiplo. A pluralidade está relacionada com a diversidade de coisas ou pessoas reunidas em um mesmo espaço físico.

Significado de Povos
Povos é o plural de povo.

A diversidade cultural é um conceito mais intimista, que envolve a autodeclaração e identificação dos indivíduos como pertencentes a um grupo étnico, religioso, sexual ou cultural. A pluralidade cultural, por sua vez, é a expressão social dessa diversidade.

Porque tem muitas diferenças culturais e éticas no nosso país, são muitas misturas de povos, raças, e, nossa cultura é bem diferenciada e com esse conjunto de coisas, vem a nação.

Abaixo listamos alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo:

  1. Movimento Feminista. ...
  2. Movimento Negro. ...
  3. Movimento Estudantil. ...
  4. Movimento Operário (ou trabalhista) ...
  5. Movimento Ambientalista. ...
  6. Movimento LGBTQIA+

A pluralidade é uma realidade em que se vive. De certa forma, podemos igualar a pluralidade à diversidade. Exemplo: temos uma diversidade enorme de cores, porém, certas pessoas têm as suas cores preferidas e usam-nas em suas roupas, casas e objetos do dia a dia.

A pluralidade cultural é definida, segundo o MEC (Brasil, 1997, p. 121), como o “conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional”, sendo as comunidades indígenas – os nativos – sua expressão maior na nossa cultura.

A palavra cidadão é corretamente pluralizada com o acréscimo da letra “s”. Assim, o plural correto é cidadãos. O termo deve ser evitado, pois está errado.

Há duas formas de flexão de número dos substantivos: singular e plural. A primeira refere-se a uma quantidade do substantivo, e a segunda, a duas ou mais unidades.

Na língua portuguesa, o plural é a classe gramatical numeral que expressa as variáveis formadas por dois elementos em diante. O uso do plural na língua portuguesa consiste, por norma, na adição da letra “s” no final de uma palavra na sua forma singular, principalmente quando é terminada por uma vogal.

O conceito de pluralidade, isto é, “a condição da ação humana pelo fato de sermos todos os mesmos, isto é, humanos, sem que ninguém seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido, exista ou venha a existir” (ARENDT, 2009a, p.

Por meio do diálogo e de atitudes práticas, a família ajudar a criar o sentimento de justiça e equidade nas crianças, de modo a compreender que o fato de sermos diferentes não significa que haja grupos culturais superiores, nem inferiores.

Que se apresenta em grande número: 1 multiplicidade, numerosidade, diversidade, abundância, profusão, sem-número, sem-fim, variedade, sortimento, multidão.