Que elementos constituem a pluralidade das infâncias?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 21 de agosto de 2023
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Tem, ainda, as questões de classe social, pertença étnica e religião, dentre outros elementos capazes de moldar a identidade de uma criança.

As fases do desenvolvimento infantil
Entremeadas durante as três primeiras fases da infância (primeira infância, fase pré-escolar e período de latência) temos as fases de desenvolvimento infantil.

Ghiraldelli Jr. (2001) cita duas concepções de infância: na primeira, a criança é caracterizada como um indivíduo inocente. Enquanto, na segunda, a criança é vista como um indivíduo que abrange uma série de particularidades, mas nunca a inocência e a bondade como características essenciais.

A primeira infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas.

As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte.

Embora cada criança tenha seu próprio ritmo de aprendizado e de crescimento, quando falamos em desenvolvimento infantil também é importante considerar os chamados marcos do desenvolvimento. São as mudanças físicas, psicológicas, sociais e emocionais que são esperadas e costumam marcar cada etapa da vida dos pequenos.

O desenvolvimento psicossocial, cognitivo e das conexões neurais, junto com a consciência da existência de regras são os pontos mais relevantes, exclusivos da primeira infância e fundamentais para a formação da criança e do adulto que será no futuro.

A experiência desde cedo com manifestações de carinho é fundamental para o desenvolvimento infantil, impactando na personalidade da criança e também no seu crescimento cognitivo – mecanismos mentais necessários para a construção da percepção, pensamento, memória e resolução de problemas.

SEGUNDA INFÂNCIA: três a seis anos
Ideias ilógicas sobre o mundo, devidas à imaturidade cognitiva; Brincar, criatividade e imaginação tornam-se mais elaborados; Independência, autocontrole e cuidado próprio aumentam; Família ainda é o núcleo da vida, mas outras crianças começam a se tornar importantes.

Aspecto físico-motor: descreve a maturação do corpo e da mente. Aspecto intelectual: se refere à capacidade cognitiva do ser humano. Aspecto afetivo-emocional: mostra a capacidade de integrar experiências e emoções, construindo seus sentimentos. Aspecto social: reações e posturas relacionadas às vivências em sociedade.

Primeira infância: do nascimento aos 3 anos de idade; Segunda infância: dos 3 aos 6 anos; Terceira infância: dos 6 aos 11 anos.