Como podemos promover a equidade na sociedade?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Sensibilizar as equipes. A sensibilização acerca da desigualdade e empatia são palavras-chave para promover a equidade em qualquer ambiente. É possível abordar o tema em treinamentos, palestras, cursos e incentivos, para os profissionais saberem como colocá-la em prática, no cotidiano, com seus colegas.

A quem promover a equidade? A promoção da equidade em saúde visa reconhecer as diferenciações sociais e assim ampliar o acesso das populações vulneráveis ao SUS. A Divisão de Promoção da Equidade em Saúde tem como objetivo consolidar o princípio da equidade no SUS.

Realizar programas de desenvolvimento para grupos minorizados. Além das mulheres, a fim de possibilitar a todos o acesso às mesmas oportunidades, os programas de desenvolvimento de talentos também podem focar em outros grupos. Os indivíduos em situação de vulnerabilidade social e as pessoas negras são alguns deles.

A equidade social é a garantia da universalização de acesso aos direitos previstos em nossa Constituição e, portanto, chave para um projeto de sociedade justa e fraterna.

“(…)a equidade distingue-se em equidade judicial e equidade legal.

Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenças sociais e deve atender a diversidade. Um exemplo prático de aplicação da equidade ocorre em atendimentos de urgência em hospitais.

O principal foco da equidade é diminuir a desigualdade, por meio de uma perspectiva que interpreta os contextos e propicia o respeito à diversidade, abrindo espaço para a inclusão. Isso porque, muitas das vezes, agir similarmente com pessoas e em conjunturas diferentes, pode reproduzir desiquilíbrios e injustiças.