Como plantar feijão no algodão?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
3.9 / 5 18 votos

Começar o plantio do feijão é bem simples. “Pegue um pedaço de algodão, coloque no fundo de um copo, umedeça com água e coloque um grãozinho de feijão sobre ele”, orienta Tati. Enquanto o pé de feijão estiver germinando, o copo deve ser mantido em local bem iluminado, onde pegue sol no começo ou final da tarde.

Comece forrando a base do pote com algodão úmido e coloque alguns grãos de feijão por cima. Deixe em local iluminado, mas sem luz direta do sol, e espere de dois a três dias, sempre colocando água aos poucos. O grão vai começar a ficar enrugado e, em seguida, vai germinar.

O feijoeiro necessita de um ambiente muito específico, no qual temperatura e disponibilidade de água são variáveis essenciais para seu desenvolvimento. Leva de 75 a 110 dias para atingir a fase adulta, tendo sementes prontas para a colheita (FRANCISCO et al., 2016).

Umedeça o algodão sempre que estiver seco, jogando um pouco de água no copo em vez de retirar o algodão; Quando a planta estiver com 20 cm de altura, transfira-a para um vaso ou horta de feijão; Durante a transferência, faça um buraco de até 10 cm na terra e regue sempre que estiver seca.

A água é o elemento crucial no processo de germinação, mas encharcar o pé de feijão não o fará crescer mais rápido – podendo inclusive atrapalhar o processo. A dica é regar todos os dias, mas aos poucos. Dessa forma, com cuidado, o processo de crescimento pode ser mais rápido!

Regue sempre que necessário
O cuidado contínuo é o segredo para que os grãos possam germinar corretamente. Tome cuidado para não colocar água demais e “afogar” os brotos. Se perceber que há água demais, utilize um papel toalha para retirar o excesso.

Para o plantio com a matraca (saraquá), deve-se levar em conta o espaçamento de 40 centímetros entre covas, onde são colocadas três sementes em cada. Já no plantio em linha, devem ser distribuídas de 12 a 15 sementes a cada metro. O espaçamento entre linhas deve ser de aproximadamente 45 centímetros.

As épocas recomendadas para semeadura do feijão podem ser divididas em três: período das águas (nos meses de setembro a novembro), o período da seca (de janeiro a março) e período de outono-inverno ou terceira época (que vai de maio a julho).

O tempo de vida deles é mais curto do que o de outras plantas, entende? Girassol, feijão, alface, salsinha, ervilha, arroz... Todas essas plantas têm em comum o fato de crescerem, se desenvolverem e se reproduzirem em, no máximo, 12 meses.

Ao quinto dia, vi que o feijão que apenas tinha sido tapado com o algodão (e por isso apanhava mais luz do sol porque não estava todo enrolado) já tinha começado a criar raízes. Era o único. Ao sexto dia, as raízes do primeiro feijão (vou chamar-lhe Feijão A) estavam bem maiores! embrulhado no algodão.

O feijão brota no algodão porque a água, a luz e o oxigênio despertam o embrião que está dentro do grão.