Como Pitágoras ficou famoso?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Pitágoras ficou bastante conhecido por ter fundido os seus conhecimentos de Filosofia, Astronomia, Geometria e Música em uma seita, angariando seguidores fiéis de sua doutrina, o pitagorismo.

Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides desenvolveu a famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este é possível calcular o lado de um triangulo retângulo, conhecendo dos outros dois lados. Desta forma ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual à hipotenusa (SANTOS, 2000, S/P).

Pitágoras de Samos propôs que os números e a Matemática seriam a origem de todo o Universo. O teórico da relação entre hipotenusa e catetos, exposta no Teorema de Pitágoras, deixou grande aporte para o pensamento filosófico pré-socrático.

Pitágoras (e os pitagóricos) é conhecido por ter criado a palavra Filosofia, o teorema de Pitágoras, a doutrina segundo a qual tudo é número e de que nossa alma renasce em corpos diferentes depois da morte: em plantas, animais e outras pessoas.

Em comum com os ensinamentos do orfismo, Pitágoras ensinava que todos os seres eram semelhantes entre si porque compartilhavam a mesma origem divina. A presença do divino em tudo é expressa pelo pitagórico Filolau como “harmonia”.

Com isso, podemos enunciar o Teorema de Pitágoras: O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Usando o método de Perigal. Considerando um triângulo retângulo ABC, este método consiste em construir quadrados nos lados do triângulo, e dissecar estes quadrados, para chegar verificar a expressão algébrica do Teorema de Pitágoras. Esta é uma das formas que mais deixa explicito a questão geométrica do Teorema.

Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, o que ficou conhecido como teorema de Pitágoras.

A célebre frase “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos” é de origem de Pitágoras. O filósofo acreditava muito no poder da educação, tendo sido um grande aprendiz e, posteriormente, um importante mestre e estudioso.

O avanço do Brasil, com relação aos países desenvolvidos, em pesquisa matemática foi uma herança e, como qualquer outra, nos foi dada pelos nossos primórdios, ou seja, pelos portugueses, quando aqui chegaram.

Pitágoras e sua cosmologia
Basicamente, ele atribuiu o começo do Universo ao algarismo 1, que representa o conceito de unidade e um ponto de partida. Dessa forma, Pitágoras e seus seguidores entendiam haver uma relação intrínseca entre a Matemática, a Música e a organização cosmológica e as almas das pessoas.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.

Pitágoras de Samos

Pitágoras de Samos foi um dos grandes filósofos pré-socráticos e matemáticos da Grécia Antiga. Segundo ele “tudo é número”, frase que indica uma explicação para a realidade e tudo que existe no mundo. A ele foi atribuído o uso e criação dos termos “filósofo” e “matemática”.

O Teorema de Pitágoras postula que: “No triângulo retângulo, composto por um ângulo interno de 90° (ângulo reto), a soma dos quadrados de seus catetos corresponde ao quadrado de sua hipotenusa.” O teorema é aplicável para todo triângulo retângulo.

Os pitagóricos estudaram geometria, aritmética, astronomia e música. Diz-se que o símbolo da Escola Pitagórica era a estrela de 5 pontas (pentagrama) e o seu lema era "Tudo é número", ou seja, para eles tudo no Universo era regido pelos números e as suas relações.

Pitágoras de Samos considerou o número como sendo a arché de todas as coisas. Daí deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia dos números.