Como pedir reembolso na shopee?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Na guia “Eu”, toque em “Minhas compras” e, depois, em “Para enviar/Receber”; Toque no produto que você deseja devolver e, depois, em “Devolver/Reembolsar”; Selecione os produtos para “Devolução/Reembolso” e preencha os campos obrigatórios. Confirme em “Enviar”.

Você pode solicitar um reembolso pelo App mesmo que tenha clicado em “Pedido Recebido”, em até 07 dias após o pedido ter sido marcado como entregue em sistema. Após ter feito isso, a Garantia Shopee do pedido será encerrada e o pagamento liberado ao vendedor.

Nos casos em que o seu pedido foi cancelado pela Shopee, o prazo de reembolso dependerá do status do pagamento e da forma de pagamento utilizada no ato de sua compra.

Como pedir reembolso de produtos ou serviços
Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.

Não é possível anular um pedido de cancelamento. Desta forma, se foi feita a solicitação, esta deverá prosseguir até o final do processo. Os prazos de reembolso variam de acordo com o tipo de pagamento efetuado.

No caso de ninguém ter recebido a sua encomenda, terá de solicitar um pedido de reembolso. Se você ainda quiser o item que foi comprado, você terá que fazer um novo pedido. Se desejar aguardar o pedido ou se foi informado pelo vendedor que sua compra chegará em breve, você pode estender a Garantia Shopee.

Em alguns casos, o estorno no cartão de crédito acontece em até 24 horas após a confirmação do cancelamento pelo estabelecimento. Porém, esse prazo pode ser maior, pois tudo depende da empresa responsável pela máquina de cartão. Algumas delas levam até 15 dias para realizar esse procedimento.

Quando um consumidor se sente insatisfeito com o produto ou serviço contratado e busca solucionar o problema, ele pode recorrer a um reembolso, que terá a sua quantia gasta ressarcida. O artigo que cuida dessas situações é o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê o direito de ressarcimento ao cliente.

Em um comércio eletrônico, o consumidor tem o prazo de 7 dias para entrar em contato com o e-commerce e manifestar a vontade de desistir da compra. Dentro desse prazo, a loja virtual deverá providenciar o reembolso, enquanto o cliente deverá encaminhar o item adquirido de volta para a loja.

Compras parceladas
Ao solicitar o estorno no cartão de crédito de uma compra parcelada, você deverá receber o valor total do produto. Por exemplo, a compra foi de R$ 300, com pagamento em 10 parcelas de R$ 30. Você já quitou uma parcela. Ainda assim, o reembolso será de R$ 300.

Você pode clicar na solicitação para consultar e verificar o motivo informado pelo comprador. A Shopee fará uma análise prévia do pedido e poderá recusar a solicitação feita pelo comprador ou aprovar a devolução. Você poderá oferecer o uma contraproposta ao comprador.

O valor pago em sua primeira parcela será creditado de volta em seu cartão de crédito assim que seu reembolso for processado. Caso o seu reembolso não seja refletido na fatura do cartão de crédito no mês de sua solicitação de devolução / reembolso, ele poderá ser refletido na fatura do mês seguinte.

Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura. Quando é em forma de crédito, pode demorar para receber o dinheiro de volta, podendo ser devolvido em até duas faturas. Por exemplo, se você solicitar o estorno março, ele pode aparecer na fatura só em abril ou maio.

O primeiro passo é entrar em contato com a empresa em que você realizou a compra e solicitar uma posição. E atenção aqui! Anote todas as informações, tais como: números do protocolo do atendimento, a data e os horários em que realizou os contatos bem como eventuais troca de e-mails.

Se você não estiver disponível no momento da entrega: A transportadora tentará realizá-la novamente com base em suas políticas de re-entrega, normalmente serão 3 tentativas. No caso dos Correios, seu pacote pode ser mantido em uma agência mais próxima para você buscá-lo.