Como pedir o cancelamento de um Pix?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Caso o recebedor se recuse a devolver o valor transferido por engano, você tem duas saídas: entrar em contato com a instituição financeira para onde o dinheiro foi transferido e pedir ajuda na negociação com o cliente dela, ou entrar com uma ação judicial contra a pessoa que recebeu o dinheiro de forma equivocada.

Fiz um Pix errado, consigo ter o dinheiro de volta? Em caso de realização de pagamento para uma conta errada, não é possível fazer o cancelamento do Pix. Nesse caso, a primeira alternativa a se tomar é entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro.

Esse procedimento é simples e pode ser realizado no próprio aplicativo da sua instituição financeira. Basta buscar a área Pix por agendamentos e selecionar aquele que deseja anular. Contudo, é preciso atenção, pois esse cancelamento só pode ser concluído um dia antes da data prevista para o envio do valor.

Qual prazo máximo para estornar um Pix? Após entrar em contato com a instituição financeira e informar que foi vítima de uma fraude ou ocorreu um erro no sistema, será aberta uma análise. Após a abertura dessa análise, a instituição do cliente recebedor terá 7 dias corridos para finalizá-la.

Como estornar Pix errado no Banco do Brasil
No app do Banco do Brasil, selecione a opção “Pix” na tela inicial. Depois, clique sobre a operação que deseja realizar o estorno. No “Menu Inferior”, clique em “Devolver total ou parcial”. Digite o valor que será devolvido e clique em “Avançar".

É possível fazer a contestação do Pix enviado por engano? Não. Se você enviar um Pix para a pessoa errada, não poderá contestar como faria em caso de fraude ou erro no ambiente Pix do banco. Isso porque, nesse caso, a pessoa de fato realizou o Pix, sem ser induzida por uma ação criminosa ou fraudulenta.

Por meio do MED, o banco da pessoa que recebeu o Pix poderá bloquear os valores e, se a fraude for comprovada, te devolver os recursos. Entre em contato com o banco para onde o dinheiro foi enviado e peça informações.

Depositei dinheiro na conta errada, e agora? O processo é o mesmo de quem recebeu o dinheiro: procurar a sua instituição financeira e informar o ocorrido. Apesar do banco oferecer todo suporte para o cliente, a devolução é responsabilidade da pessoa que recebeu o valor.

Mantida condenação de homem que sacou dinheiro depositado por engano em sua conta corrente. Quem se apropria de bem alheio aproveitando-se de erro na transferência bancária de valores, pratica delito tipificado no Código Penal, sendo impositiva a condenação nos casos de comprovação do delito.

O usuário pode cancelar o agendamento até 24 horas antes da data programada para a transferência. Embora não seja possível reverter um Pix, o Banco Central fornece a opção de negociar o reembolso com a pessoa que recebeu a transação de forma indevida.

Em caso de negativa do recebedor em efetuar a devolução, o consumidor que fez o Pix errado pode ingressar com uma ação contra aquele que praticou o ilícito no Juizado Especial Cível ou no Juízo Comum, a depender do valor apropriado. Lembrando que a ação civil não exclui a responsabilização na esfera penal.

Ao acessar o aplicativo> PIX > clicar na engrenagem > eventos PIX > e em mensagens recebidas pode identificar a contestação. A devolução do valor ocorreu, pois, a pessoa que efetuou a transferência PIX contestou a transação solicitando o estorno do valor.

Assim como para DOC e TED, não é possível cancelar ou estornar um Pix já confirmado, a liquidação da transação ocorre em tempo real. No entanto, você pode negociar com o recebedor a devolução, tanto do valor parcial quanto do valor total.