Como pedir desculpas para alguém que me magoou?

Perguntado por: gmenezes5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Como pedir desculpas

  1. Escute as razões que deixaram a pessoa magoada.
  2. Não queira ter a razão.
  3. Tome a responsabilidade para si.
  4. Dê preferência a pedir desculpas pessoalmente.
  5. Explique o que você estava pensando no momento do erro.
  6. Não culpe as circunstâncias.
  7. Saiba que aceitar o pedido é escolha da pessoa.

Todo pedido de desculpas deve começar com duas ou três palavras mágicas: "Sinto muito", "Peço desculpas" ou qualquer outra variação disso, como, "Foi mal", "Eu errei" ou "Me perdoa". As palavras que devem ser usadas variam de acordo com a situação e a proximidade com a pessoa com quem você pretende se desculpar.

6 dicas para te ajudar a pedir desculpas do jeito certo

  1. 1- Seja sincero e reconheça o erro. ...
  2. 2- Não minimize a dor do outro. ...
  3. 3- Não peça desculpas só para ficar bem. ...
  4. 4- Mais que falar, é preciso agir. ...
  5. 5- Sem "desculpe, mas…" ...
  6. 6- Seja realista: pedir desculpas é só o começo.

Me perdoe, não posso viver longe de você, meu grande amigo. Estou muito arrependido pelo que fiz e te imploro perdões. Me desculpe, por favor. Peço-te perdão pela minha confusão, nunca quis te magoar.

O pedido de desculpas eficiente reúne três elementos: reconhecimento do erro ou da ofensa, arrependimento e responsabilidade pelo ato cometido. Pode-se combinar tudo isso, mas um pedido sincero e eficiente não precisa necessariamente expressar os três aspectos, uma vez que essa combinação depende das circunstâncias.

Um pedido de desculpas efetivo deve: ter expressões de arrependimento, explicar o que deu errado, reconhecer a responsabilidade, declarar o arrependimento, oferecer uma solução e pedir perdão.

Peço não só desculpas, mas também uma oportunidade de reparar meus erros e voltar a ser alguém em quem você confie novamente. Me desculpe por não ter sido a amiga que você gostaria, e por dizer coisas que não deveria. Errei. Admito que errei, por isso, apelo aos bons momentos que passamos juntos.

Fale com alguém em quem confia.

  1. Diga algo como “Briguei com meu amigo e eu sei que estava errado. Agora quero me desculpar. ...
  2. Escute o que eles têm a dizer sobre você também. Eles talvez percebam, por exemplo, que você costuma ser meio cabeça-quente e que isso foi o motivo da briga.

Como pedir desculpas

  • Escute as razões que deixaram a pessoa magoada.
  • Não queira ter a razão.
  • Tome a responsabilidade para si.
  • Dê preferência a pedir desculpas pessoalmente.
  • Explique o que você estava pensando no momento do erro.
  • Não culpe as circunstâncias.
  • Saiba que aceitar o pedido é escolha da pessoa.

Diga quais serão as consequências e cumpra o que foi dito.

  1. Às vezes, oferecer uma alternativa para o comportamento que magoa você ajuda. Assim, você pode ignorar o comportamento ruim reforçando a alternativa que é melhor. ...
  2. Por exemplo, diga “Eu não vou falar com você se você ficar rindo de mim ou me insultando.

Estou escrevendo para você hoje para pedir desculpas em nome de [sua organização] por [detalhar o erro aqui]. Entendemos que isso deve ter causado a você [reconheça brevemente o impacto de seu erro aqui].

Assuma o erro e peça desculpas.

  1. Seja breve e direto. Evite dar muitas voltas. Envie uma mensagem dizendo algo como: “Sei que você ficou chateada. Mil desculpas!”
  2. Mesmo que o erro não tenha sido totalmente seu, dar o primeiro passo pode ser essencial para que vocês façam logo as pazes.

Peço desculpas e sempre te levarei em meu coração. Eu refleti muito sobre tudo o que aconteceu e sei que errei, te machuquei e passei dos limites. Peço desculpas e sinto muito por ter feito você sofrer. Já não tenho paz e não consigo mais dormir.

Pedir desculpas requer coragem e humildade, características tão necessárias no mundo corporativo e na vida. Use sempre: “Me desculpe por” ou “Peço desculpas por…”, sem rodeios, sem frases alternativas; Não saia da primeira pessoa.